WILSON SONS REALIZA DOCAGEM PARA EMBARCAÇÃO DE TECHNIPFMC NO ESTALEIRO DA EMPRESA NO PORTO DE SANTOS
A Wilson Sons firmou nova parceria com a TechnipFMC para realizar serviços de docagem nos estaleiros da companhia, no Guarujá (SP), no Porto de Santos, principal complexo portuário da América Latina. A embarcação Cábrea Vitória Lift 1, da TechnipFMC, um dos líderes globais da indústria de energia offshore, concluiu a docagem para renovação da CSN (Certificação de Segurança de Navegação) com a realização de manutenção preventiva nos estaleiros da companhia. Esta é a segunda docagem realizada pela Wilson Sons a pedido do armador — a anterior aconteceu em 2018. A docagem é uma manutenção preventiva obrigatória realizada a cada cinco anos, na qual a embarcação é retirada da água para passar por uma revisão completa. No caso da Cábrea Vitória, embarcação do tipo “guindaste flutuante”, a manutenção incluiu revisão de equipamentos (redutores, polias, motores e bombas); limpeza, tratamento, pintura externa (casco) e interna (tanques); troca de anodos; reparo estrutural, manutenção do sistema de refrigeração dos motores principais (tubulação); e inspeção de válvulas e em cabos de aço para içamento de cargas, entre outros.
A Wilson Sons, com seus dois estaleiros que totalizam 39.000 m², especializados na construção, conversão, manutenção e reparo de embarcações, é a única empresa a possuir um dique seco no complexo portuário de Santos, oferecendo soluções pioneiras e inovadoras nos serviços. Adalberto Souza (foto à direita), diretor-executivo dos estaleiros da Wilson Sons, explica que essa parceria é relevante porque, após cinco anos, a TechnipFMC retorna ao estaleiro da Wilson Sons, que oferece soluções customizadas com uma infraestrutura completa para atender às mais diversas demandas da indústria naval, incluindo dique seco e pórtico de 80 toneladas. “Nosso estaleiro visa a garantir a segurança e a eficiência da operação do cliente, buscando sempre a sua satisfação e superar suas expectativas. Nosso objetivo é fornecer um serviço de docagem de qualidade, respeitando os prazos e prestando atendimento personalizado e transparente. O retorno da TechnipFMC significa que, na primeira docagem, apresentamos soluções técnicas que atenderam os requisitos do armador e cumprimos as especificações contratuais, com destaque para o prazo. Estamos muito felizes com essa parceria”.
A Cábrea Vitória é uma embarcação com capacidade de carga de 400 toneladas, que atua no carregamento e descarregamento de bobinas de aço na região de Vitória, no Espírito Santo. A docagem teve duração de um mês e foi concluída em março, contando com o apoio dos rebocadores da Wilsons Sons para a movimentação da cábrea para entrada do dique seco. Durante a docagem, aproximadamente 100 colaboradores da Wilson Sons estiveram envolvidos nos serviços, de forma direta e indireta, entre técnicos, engenheiros, soldadores, pintores e outros profissionais especializados. “Escolhemos a Wilson Sons, pela segunda vez, porque ela apresenta boa capacidade técnica, competitividade e cumpre com os prazos acordados. Além disso, é uma empresa que se alinha com os nossos princípios de ética e transparência”, disse Marco Perez (foto à direita), gerente de Suprimentos da TechnipFMC.
Em 2022, a Wilson Sons entregou os dois primeiros de uma série de seis novos rebocadores mais sustentáveis construídos em seus estaleiros do Guarujá, que se juntarão à sua frota até 2024. Com a entrega do WS Centaurus e do WS Orion, a companhia alcançou a marca histórica de 150 embarcações construídas em seus estaleiros. Ambas as embarcações — que fazem parte da frota de 80 rebocadores da empresa (a maior e a mais potente do País) — possuem mais de 90 toneladas de tração estática e já estão em operação, servindo os maiores graneleiros que escalam os portos brasileiros atualmente, com capacidades que atingem 400.000 toneladas de porte bruto. Esses rebocadores são os primeiros no Brasil com padrão IMO TIER III, de prevenção de poluição de navios, estabelecido pela Organização Marítima Internacional. Com o novo design do casco, que permite maior eficiência em manobras, os novos rebocadores reduzem em até 14% as emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar dos portos onde operam.
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