WILSON SONS REGISTRA MAIS DE 500 MANOBRAS DE SEU REBOCADOR WS CENTAURUS, PIONEIRO EM TECNOLOGIA MAIS SUSTENTÁVEL NO BRASIL | Petronotícias




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WILSON SONS REGISTRA MAIS DE 500 MANOBRAS DE SEU REBOCADOR WS CENTAURUS, PIONEIRO EM TECNOLOGIA MAIS SUSTENTÁVEL NO BRASIL

wilsonA Wilson Sons, uma das empresas líderes em logística portuária e marítima do mercado brasileiro, completou neste mês, o primeiro ano de operações do rebocador WS Centaurus, pioneiro no País na utilização de tecnologia mais sustentável. Já foram realizadas mais de 500 manobras pelo WS Centaurus, em apoio às operações de atracação e desatracação nos terminais de Ponta da Madeira, Itaqui e Alumar, em São Luís (MA), atendendo navios de grande porte usados para exportação, que transportam até 400 mil toneladas de carga. Em Ponta da Madeira, o WS Centaurus dá apoio a navios que transportam carga de minério de ferro. Já no porto de Itaqui, o rebocador atua em operações de navios com cargas, por exemplo, de diesel, milho, soja, fertilizantes e celulose.

Primeiro da série de seis novas embarcações com tecnologia mais sustentável, o WS Centaurus foi construído no estaleiro da companhia no Guarujá (SP), no complexo portuário de Santos. Com projeto da Damen Shipyards, seu casco apresenta hidrodinâmica mais eficiente que reduz em até 14% o consumo de combustível fóssil, e, com isso, as emissões de gases de efeito estufa. As duplas quilhas melhoram a navegabilidade e aumentam a capacidade de arrasto nas manobras, garantindo menor consumomarciocastro-200x300 de combustível e, assim, menos emissões, diz a companhia.

O rebocador também foi o primeiro, no Brasil, com o padrão IMO Tier III, da Organização Marítima Internacional, que promove a redução das emissões de óxido de nitrogênio em mais de 75%, contribuindo para melhorar a qualidade do ar nos portos. O padrão é exigido em regiões da América do Norte e Europa. O WS Centaurus é um marco nas operações de rebocagem no País, como explica Márcio Castro, diretor-executivo da divisão de Rebocadores da Wilson Sons: “O rebocador, junto ao WS Orion, lançado em outubro do ano passado, vem contribuindo para dar mais eficiência e sustentabilidade à frota de 11 rebocadores da companhia que atua em São Luís. A demanda por embarcações potentes vem crescendo nos portos do Brasil, em razão dos navios de grande porte que chegam a terminais como o de Ponta da Madeira para movimentação de minério de ferro, assim como dos grandes conteineiros de 360 metros que vão operar em águas brasileiras”, afirmou.

Com mais de 90 toneladas de tração exercida no cabo de manobra, os novos rebocadores da Wilson Sons, que têm 25 metros de comprimento e 13 metros de boca (largura) e possuem certificação de combate a incêndio, são os mais potentes em operação no Brasil. A embarcação opera avante e a ré com a mesma eficiência, podendo ser usada tanto em manobras portuárias quanto em rebocagem oceânica.

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