WILSON SONS SE PREPARA PARA CONSTRUIR TRÊS REBOCADORES A PARTIR DE 2025 EM SEU ESTALEIRO NO GUARUJÁ
A Wilson Sons anunciou que iniciará em 2025 a construção de uma nova série de três rebocadores de alta potência e tecnologia sustentável em seu estaleiro no Guarujá (SP). Esse projeto integra o plano de renovação e modernização da frota da empresa, composta por mais de 80 rebocadores que atuam ao longo da costa do país. As novas embarcações pertencem à classe ASD 2312, com 23 metros de comprimento e 12 metros de largura. Equipadas com propulsão azimutal e capacidade de tração estática (bollard pull) de 70 toneladas, os rebocadores são projetados para manobras de atracação e desatracação de grandes navios de contêineres, de até 366 metros, nos principais portos brasileiros.
“O novo ciclo de construção de rebocadores gera emprego e renda para toda a comunidade marítima e portuária, contribuindo com o desenvolvimento do setor e do Brasil, facilitando os fluxos comerciais”, afirma o diretor de operações da Wilson Sons, Arnaldo Calbucci (foto). Os novos rebocadores contam com financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM), com o BNDES como agente financeiro, e estarão equipados com sistemas de combate a incêndio e capacidade para operar a até 20 milhas náuticas (37 quilômetros) da costa. O motor principal das embarcações possui um menor número de cilindros, ajudando a diminuir as emissões de gases de efeito estufa, sem comprometer a capacidade de tração de 70 toneladas.
As entregas das novas unidades estão previstas para novembro de 2025, março e junho de 2026. “A Wilson Sons emprega tecnologia de ponta na construção dos rebocadores, sempre com foco na segurança e eficiência operacional. Com a capacidade técnica dos nossos profissionais e a expertise da Damen, vamos assegurar a excelência do projeto”, diz Adalberto Souza, diretor-executivo da divisão de estaleiro da Wilson Sons. Com a conclusão dessa nova série, a empresa alcançará a marca de 156 embarcações construídas em seu estaleiro, que já conta com uma trajetória de mais de 80 anos.
Deixe seu comentário