YPF ANUNCIA QUEDA DE QUASE 20% NO LUCRO DO PRIMEIRO TRIMESTRE
Chegou a conta da nacionalização para a petrolífera argentina YPF. A empresa informou recentemente uma queda de 18,9% nos lucros do primeiro trimestre de 2012 em relação ao mesmo período no ano passado. De acordo com a companhia, a queda foi ocasionada pelo aumento nos impostos de rendas e royalties pagos às províncias onde a YPF tem operações.
O grande volume de vendas e os preços mais altos até ajudaram a aumentar a receita operacional, que subiu 17,7% em bases aunais, não foi suficiente para conter a forte alta de 23,7% dos custos da empresa. Os principais fatores que contribuíram para o grande aumento nos custos, além dos impostos e royalties, foram aumentos em salários e custos com transportes.
Os investimentos da estatal também tiveram papel determinante na queda do lucro. A companhia investiu 2,13 bilhões de pesos, 17,4% a mais do que no segundo trimestre de 2011. A YPF foi re-estatizada em maio deste ano, após alegações do governo argentino de falta de investimentos da então controladora da empresa, a espanhola Repsol.
Deixe seu comentário