ESTATAL ARGENTINA DESISTE DE COMPRAR SUBSIDIÁRIA DA PETROBRÁS
A Petrobrás não entrou em acordo com a Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPF) quanto à venda dos ativos de sua subsidiária na Argentina. Após um longo processo de negociações, as empresas continuaram a divergir acerca do preço da venda, o que culminou nesta semana na desistência da YPF em comprar 67% da Petrobrás Argentina. O valor de US$ 900 milhões oferecido pela companhia não entrou em acordo com as expectativas da estatal brasileira.
A venda dos ativos no país vizinho vinha sendo buscada desde julho pela Petrobrás, em meio à sua política de desinvestimentos, parte central do planejamento com seu novo plano de negócios. Fundada em 2003 por meio da compra da empresa argentina Pecom Energía, a subsidiária da petroleira é avaliada em aproximadamente US$ 1,2 bilhão no mercado.
No processo de venda, no entanto, a melhor oferta recebida pela estatal veio da YPF, estatal do país. A companhia argentina foi convidada a fazer propostas, assim como foram as empresas CNOOC, a BP, a PAE e o Grupo Indalo, no processo de oferta ao mercado dos ativos de petróleo e gás, refinarias e petroquímicas. Na negociação, a YPF tinha como principal interesse as reservas de gás da Petrobrás.
Deixe seu comentário