YPF PLANEJA LANÇAR NESTE ANO 10 PROJETOS PILOTO NA FORMAÇÃO DE VACA MUERTA
A petrolífera nacional argentina YPF planeja lançar 10 projetos piloto na formação de xisto Vaca Muerta neste ano. A informação foi revelada pelo presidente executivo da companhia, Ricardo Darré, durante a apresentação do balanço anual da empresa.
No ano passado, a companhia sofreu um prejuízo líquido de US$ 1,83 bilhão ante um lucro de US$ 283 milhões em 2015.
O presidente da YPF afirmou ainda que afirmou que os preços de equilíbrio (breakeven) para poços horizontais no projeto de xisto Loma Campana – uma joint venture com a Chevron – agora são comparáveis com outras iniciativas do mesmo tipo ao redor do mundo. Darré disse também que a YPF viu um aumento substancial no interesse dos principais players para formar parcerias de xisto com a estatal.
Duvido que o breakeven dos projetos sejam atualmente econômicos a não ser que os custos de fraturamento (no caso shale os frackings são operações rotineiras mantenedoras de produção) sejam considerados CAPEX ao invés de OPEX, o que faz muita diferença na análises econômicas de um projeto. Como projeto piloto tudo bem pra se chegar a análises mais claras de viabilidade, mesmo considerando a covariância entre preço de petróleo, com os preços de equipamentos e os de serviços. Gostaria de ver alguém apresentar tal composição com os preços atuais, para poder realmente crer. Como isso não é religião gostaria que alguém… Read more »