SPIC E CEPEL ASSINAM PARCERIA PARA ESTUDAR PROJETOS DE CÉLULAS DE HIDROGÊNIO E ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO BRASIL

111

Amilcar Guerreiro,  Qian Zhimin, Wilson Ferreira Junior e Adriana Waltrick durante a cerimônia

O braço brasileiro da State Power Investment Corporation of China (SPIC) assinou hoje (26) um Memorando de Entendimentos com o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), da Eletrobrás, mirando a troca de experiências na criação de projetos de energia, sobretudo em energia inteligente integrada, células de combustíveis a hidrogênio e armazenamento de baterias de lítio e grafeno.

A cerimônia virtual de assinatura do documento aconteceu nesta manhã, com a participação do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque e do Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. Também estiveram presentes a CEO da SPIC Brasil, Adriana Waltrick, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, o Diretor Geral do Cepel, Amilcar Guerreiro e o chairman da SPIC, Qian Zhimin.

Segundo Waltrick, um dos primeiros projetos pilotos da parceira envolve a chamada energia inteligente, que visa a integração/gerenciamento de sistemas (gás, aquecimento, água e energia elétrica) sob a ótica da geração/cogeração, armazenamento, gerenciamento do consumo e o uso de equipamentos mais eficientes.

222O primeiro prazo de duração desse entendimento entre as partes será de dois anos. A partir desse período, a SPIC e CEPEL devem endereçar para projetos mais específicos. A CEO da SPIC Brasil acrescentou que a meta é avaliar os projetos desenvolvidos no instituto de energia inteligente da SPIC na China, pensando na implementação de soluções para o mercado brasileiro.

Especificamente sobre a parceria na questão de armazenamento, o diretor do CEPEL declarou que se trata de um tema fundamental na transição energética. “Estamos falando de armazenamento para administrar a oferta de energia de uma forma mais aderente à forma de consumo. O armazenamento com hidrogênio é um dos caminhos de pesquisa em nível mundial, que é bastante promissor”, afirmou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of