ESTADOS UNIDOS SUSPENDEM SANÇÕES ECONÔMICAS DE ALGUNS IRANIANOS QUASE NO FIM DO PRAZO DAS INSPEÇÕES NUCLEARES

wO Xadrez da relação Estados Unidos com o Irã, teve um importante movimento no tabuleiro: O governo do presidente americano, Joe Biden, suspendeu hoje (10) as sanções econômicas  a mais de uma dezena de ex-funcionários iranianos e de empresas de energia ligadas ao Irã, em meio as negociações nucleares paralisadas entre os dois países. Autoridades americanas  disseram que a medida sinaliza o compromisso do governo norte-americano  para distender as relações entre os dois países e  facilitar uma campanha de cooperação mais ampla se Teerã mudar seu comportamento.

Até agora, com apoio de seu parlamento, o governo iraniano estava intransigente na questão nuclear. Desde a saída dos Estados Unidos, na Era Trump, do acordo entre os Alemanha,  França, Inglaterra, que controlavam de perto o programa nuclear iraniano, que a boa relação do grupo foi por água abaixo. Os americanos aplicaram duras sanções econômicas contra o Irã, empresas fornecedoras do país persa e autoridades do governo que moravam no exterior. Com isso, os iranianos passaram a enriquecer o urânio a 60%, para uso militar. Depois de algumas gestões da Rafael Grossi, Diretor Geral da Agência Internacional de Energia Atômica, o Irã decidiu prorrogar apenas ate o dia 24 deste mês, as inspeções in loco em suas instalações nucleares, caso as sanções americanas  não fossem suspensas.

Os iranianos que tiveram o relaxamento de suas contas bancárias, estavam envolvidos em atividades da National Iranian Oil e várias empresas de transporte e comercialização de produtos petroquímicos. No entanto, Washington também impôs novas sanções contra um grupo de pessoas e empresas que autoridades alegaram estar ajudando a financiar a unidade militar iraniana Guarda Revolucionária Islâmica, e os terroristas Houthi, no Iêmen. O secretário de Estado dos Estados Unidos,  Antony Blinken, disse que  “Essas ações demonstram nosso compromisso em suspender as sanções no caso de uma mudança no comportamento das pessoas sancionadas

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of