A OCYAN E A INTELIE ASSIM ACORDO PARA USAR UMA TECNOLOGIA QUE REDUZ RISCO OPERACIONAIS EM SUAS PLATAFORMAS

heitorA Ocyan, do setor de óleo e gás,  e a Intelie assinaram um novo acordo de cooperação tecnológica para o desenvolvimento e comercialização da solução BowTie, de monitoramento e gerenciamento dinâmico de barreiras e redução de riscos operacionais. A Intelie é uma empresa brasileira que atua no mercado de análise de dados através de inteligência operacional. A solução BowTie é baseada na metodologia que esquematiza os caminhos de um risco desde suas causas até suas consequências, desenvolvendo barreiras para prevenir os perigos de acidentes graves e para mitigar seus impactos. Sejam barreiras humanas, organizacionais (processo) ou físicas (equipamentos). A iniciativa surgiu de um projeto de monitoramento de dados em tempo real que diminuiu consideravelmente os riscos em poços de petróleo e nas atividades de operação de sondas de perfuração.

A aplicação desenvolvida consiste no acompanhamento instantâneo das operações para identificar situações pré-estabelecidas como arriscadas, ou seja, que representamsonda algum grau de risco e podem levar a problemas sérios, bem como se o cálculo do risco residual e a identificação se aquele risco é tolerável para sequência das operações. A equipe de engenheiros recebe um alerta de tudo que é considerado ameaça a partir das melhores práticas de operação da companhia que adotar o produto e pode atuar proativamente para solucionar o evento, cuidando da segurança das pessoas e evitando danos ambientais, tempos não produtivos e reduzindo custos com manutenção e reposição de máquinas. Há também a possibilidade de automatizar algumas respostas e ações.

O objetivo da Ocyan era desenvolver e aplicar metodologias para monitorar em tempo real as condições de risco de suas operações. Foram desenvolvidos painéis de visualização dos perigos e observação das barreiras, com gráficos que ficavam disponíveis no Centro de Suporte à Decisão. O projeto fez tanto sucesso que foi estendido para o monitoramento de riscos residuais. Quando aplicado, foi possível notar o potencial que o produto teria em diferentes indústrias e as duas empresas decidiram unir seus lelioconhecimentos para o lançamento.

Para Lelio Souza (foto à esquerda), CEO da Intelie, esta parceria dá início a uma nova Era para a empresa, pois considera que junto com a Ocyan será possível inovar melhor e ainda mais rápido. “O BowTie é importante ferramenta de gestão porque tem potencial para ser adaptado e aproveitado por qualquer indústria, trazendo economia e reduzindo riscos para negócios e pessoas”, avaliou.

Heitor Gioppo (foto principal), vice-presidente Executivo de Perfuração da Ocyan, disse que a inovação é um dos motores da Ocyan. “Por isso, é uma grande satisfação ter um parceiro tecnológico como a Intelie, uma empresa que ganhou destaque internacional tão rápido por revolucionar a análise e monitoramento de dados em tempo real. Ao unirmos nossos conhecimentos, construímos uma solução que terá um impacto muito positivo na segurança das operações no setor de óleo e gás, além de poder ser aplicada em outras indústrias nas quais  a segurança de processo é crítica”, disse.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of