DEFICIÊNCIAS NO ATENDIMENTO À POPULAÇÃO FAZ A CÂMARA DE VEREADORES DE PETRÓPOLIS CONVOCAR A ENEL PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA
Se a Enel tivesse a preocupação de saber como anda seu prestígio e credibilidade nos serviços que presta aos moradores das serras do Rio de Janeiro, talvez não se surpreendesse. A empresa sabe que o trabalho que realiza precisa melhorar muito. E olha que tem testemunhas assim para dar seus depoimentos. O número de pessoas que enviou mensagens aqui para o Petronotícias foi tão grande que nos motivou a fazer esta reportagem. Pelos relatos e reclamações, a chance de elogios para empresa, convenhamos, serão muito poucas. A coisa piorou depois das chuvas intensas das duas ultimas semanas. Alguns moradores comeram o pão que o diabo amassou. Muitas famílias perderam os alimentos da geladeira, porque a energia, interrompida pelas quedas de árvores na fiação, não voltou e precisaram jogar fora tudo o que estava armazenado. Por dias, ficaram sem luz e sem a assistência adequada, devida e com alguma qualidade. Os apagões é que brilharam, principalmente na noite do dia 31 de dezembro, na passagem de ano.
A Enel distribuidora é uma multinacional italiana que é responsável por 66 municípios do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território do Estado, procurou dar suas explicações. Falou que “as fortes chuvas que atingiram Petrópolis e região na última semana causaram a queda de pelo menos 105 árvores, que danificaram 23 km de rede elétrica e mais de 60 postes.” A nos municípios das serras, principalmente Petrópolis, ainda há reflexos disso. De tal forma que a Câmara de Vereadores local decidiu convocar uma audiência Pública, na próxima quarta-feira (19) para que a empresa possa dar alguma explicação ao vivo a quem comparecer, principalmente aos moradores inconformados com as suas perdas e aos políticos que prometeram fazer pressão sobre o assunto. Se no cronograma da empresa não havia preocupação com os moradores das serras do Estado, provavelmente isso vai mudar. É o que políticos e residentes das regiões vão exigir.
A crítica aos serviços da ENEL não é uma novidade. Não foi por falta de aviso e nem de denúncias que a coisa está assim. Os principais jornais da cidade principal jornal da cidade, como o Diário de Petrópolis, constantemente faz reportagens mostrando o quão dramático é o atendimento e a prestação de serviço da distribuidora de energia. Em épocas de pandemia, os serviços de home office não receberam nem medalha de bronze. Simplesmente, dizem os moradores, “ não se pode contar com nada”. Um exemplo disso foi vivido no Condomínio Fazenda João de Icaraí, em Itaipava.
São 37 lotes onde falta luz com frequência e quando isso acontece o restabelecimento leva dias. A ANEEL precisa estabelecer novos protocolos de prazo máximo de atendimento pois agora até o telefone fixo da OI depende de ter luz elétrica. Sem falar nos celulares, cuja as baterias não duram 24 horas sem recarga. O resultado é que ficar sem comunicação, até para acompanhar o problema, é comum na região e decorre da falta de manutenção preventiva da rede.
Quando há chuvas fortes, comuns no verão naquela região, as equipes não dão conta de tantas chamadas. No condomínio não há registro de poda preventiva nos últimos 10 anos. “Pouco adianta os valores devolvidos pela falta de luz. Na prática a falta de energia por prazos tão longos leva prejuízos muito maiores pois perde-se comida, capacidade de trabalho sem contar com home care para pessoas doentes,” disse um dos moradores. Na Audiência Pública na Câmara dos Vereadores, os moradores vão apresentar os protocolos de todos os chamados.
Provocada, a ENEL enviou resposta, que publicamos na íntegra.
“ A Enel Distribuição Rio informa que um técnico da empresa esteve no condomínio citado na sexta-feira (14) e identificou a necessidade de realizar cinco podas emergenciais, ou seja, de árvores que estavam tocando na rede da distribuidora. O serviço foi concluído no mesmo dia e, agora, a companhia vai agendar um desligamento programado na localidade para executar podas preventivas que são necessárias em outras árvores.
A Enel Rio esclarece que as podas de árvores em propriedades privadas são de responsabilidade dos proprietários. A distribuidora acrescenta ainda que o serviço de podas é de responsabilidade do município e somente realiza o serviço quando os galhos tocam na rede da concessionária.
A empresa esclarece que as fortes chuvas que atingiram Petrópolis e região na última semana causaram a queda de pelo menos 105 árvores, que danificaram 23 km de rede elétrica e mais de 60 postes. O volume de chuvas também gerou quedas de barreiras, e o excesso de lama nos trajetos dificultou o acesso das equipes a bairros rurais, impactando no tempo de atendimento das ocorrências. A distribuidora ressalta ainda que, nesse período, quadruplicou o número de equipes em campo, e contou com o apoio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para restabelecer o fornecimento de energia dos clientes impactados.
A Enel Rio reforça ainda que, nos primeiros nove meses de 2021, investiu cerca de R$ 23,4 milhões em ações de melhoria na rede, manutenção e atendimento aos pedidos de novas conexões na região Serrana. A distribuidora também avança na modernização e digitalização da rede elétrica, e realiza inspeções constantes para avaliar as condições do seu sistema de distribuição na região. Em 2021, essa iniciativa permitiu a identificação e correção de cerca de 4.029 mil possíveis falhas na rede da companhia. Além disso, as equipes executaram mais de 70 mil podas preventivas, para evitar interrupções de energia por queda de árvore ou contato de galhos na rede elétrica. Para este ano, a companhia irá intensificar as ações preventivas, aumentando, por exemplo, o número de podas, que deve alcançar cerca de 75 mil nos municípios da serra fluminense.
Com relação à audiência pública, a companhia informa vai comparecer na reunião com o objetivo de reforçar as ações que estão sendo tomadas pela distribuidora. A Enel Rio ressalta que atua com transparência e está à disposição das autoridades municipais.
Por fim, em relação a possíveis danos a aparelhos elétricos, a Enel Distribuição Rio informa que segue a Resolução 414 da ANEEL, que estabelece todo procedimento a ser feito pelas distribuidoras de energia elétrica em caso de ressarcimento. A distribuidora acrescenta que, de acordo com a resolução, o cliente pode realizar contato com a Central de Relacionamento, através do 0800 28 00 120 ou comparecer em uma loja da Enel, no prazo de 90 dias corridos, a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento, para dar entrada no pedido de ressarcimento, atendendo aos seguintes requisitos:
- Ser o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência;
- Informar a data e o horário prováveis da ocorrência do dano;
- Relatar o problema apresentado;
- Descrever as características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo, ano de fabricação etc.”
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