O MAIOR NAVIO A APORTAR NO PORTO DE SANTOS VIRA ATRAÇÃO TURÍSTICA DEPOIS DE MANOBRAS ESPECIAIS DA PRATICAGEM
Ele deu trabalho, mas acabou virando uma espécie de atração turística pelo seu tamanho gigantesco. Tanto para aportar como para zarpar, o maior navio a operar no Porto de Santos, o porta-contêineres CMA CGM Vela, da China, precisou de um grande esquema de operação para seguir sua viagem. O navio de 347,4 metros zarpou depois de uma manobra de saída que provocou a interrupção da travessia de balsas entre Santos e Guarujá. A operação foi acompanhada pela Marinha do Brasil. Devido à interrupção do serviço de travessias por um período, os motoristas encontraram filas de espera de até 50 minutos, em ambos os lados. O cargueiro tem 71,9 metros de altura e 45,2 de boca (largura). Até 11.264 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) podem ser transportados no navio. O calado (distância da linha d’água até a quilha) mínimo é de 14 metros. No cais santista, 1.500 contêineres foram movimentados.
A operação aconteceu no Tecon, administrado pela Santos Brasil, na Margem Esquerda do complexo portuário, em Guarujá. Assim como na chegada ao Porto, na última segunda (24), foi necessário todo um esquema especial para a partida do CMA CGM Vela. Conforme a regra, dois práticos estavam a bordo e seis rebocadores foram utilizados. Dois ficaram de reserva. A operação contou também com sete embarcações da Autoridade Marítima. A vinda do navio CMA CGM Vela foi o primeiro grande acontecimento desde a homologação do Porto de Santos para o recebimento de grandes embarcações. Na ocasião, o processo envolveu a Praticagem de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP).
Foram realizadas simulações, além de estudos de manobras, interação hidrodinâmica e planos de amarração, comprovando a viabilidade de tráfego dessas embarcações no canal de navegação. Os pesquisadores utilizaram simulações matemáticas em que foram levados em conta o cenário atual do canal, com profundidade de 15 metros, e um cenário futuro, com profundidade de 17 metros, viável para navios de até 15 mil TEU. Tanto a chegada quanto a saída do navio do Porto de Santos o navio chamou a atenção e virou ponto turístico no porto.
Deixe seu comentário