PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL INÉDITO ECONOMIZA TONELADAS DE PAPEL EM OBRA DENTRO DA REPLAN
Desde que iniciou a implantação da HDT (Unidade de Hidrodessulfurização) na Replan, Refinaria Planalto de Paulínia (SP), a TSE (Total Sustainable Engineering), empresa dedicada à implantação de complexos industriais terrestres, tem conquistado avanços significativos em sua operação, segundo diz a empresa. Entre as diversas frentes ativadas pelo projeto, o Consórcio TSE – HDT Paulínia, formado pela TSE e Toyo Engineering Corporation (Japão), conseguiu economizar cerca de 15 toneladas de papel por mês em suas operações, demonstrando seu compromisso com práticas ambientais responsáveis. De acordo com Rodrigo Sasso, Gerente de Transformação Digital da TSE, a implantação de novas práticas na obra tem sido positiva, especialmente no campo da integração e digitalização de processos. “Um dos destaques da execução deste projeto é a economia gerada pela eliminação do uso de papel, resultando em uma redução de custos de aproximadamente 100 mil reais mensais“, afirma.
O projeto é um case na jornada de transformação digital da empresa, trazendo inovações tecnológicas que posicionam a TSE como referência no setor, já que a tecnologia desenvolvida para esta obra em âmbito nacional está sendo replicada também em obras do mesmo grupo da TSE no Japão. A digitalização nas obras da HDT também incluiu a criação e integração de sistemas digitais, com o Digital Asset. Rodrigo Sasso diz que entre os sistemas criamos destaca-se a migração dos sistemas de controle de pastas de arquivo impresso para pastas digitais, “Foram substituídas mais de 1600 pastas físicas por digitais, garantindo um ambiente de trabalho mais eficiente e sustentável. Também realizamos a implementação de uma plataforma digital de monitoramento de operação das obras atendidas pela TSE, que acompanha o andamento, apresenta detalhes do cronograma de obra e assegura que não haja desvios nos prazos e que as entregas sejam cumpridas, aumentando a produtividade.”
A TSE incorporou ainda tecnologias de ponta para a área de segurança, como o monitoramento das atividades de campo em tempo real, com avaliação dos riscos iminentes, acionando a equipe de segurança quando necessário, de forma preventiva. Mas talvez esta não tenha funcionado muito na queda da cúpula de um tanque que estava sendo montado pela Toyo. O acidente, grave, felizmente não feriu nenhum funcionário, mas foi bastante perigoso, como as imagens mostram. Até agora, embora o Petronotícias tenha pedido à Petrobrás, não recebeu nenhuma posição sobre as investigações das causas desse acidente. A companhia criou um circuito de CFTV exclusivo para as plantas que estão em construção, atendidas com sistemas avançados que utilizam Inteligência Artificial (IA) para mapeamento de áreas e pessoas por fotometria. O circuito realiza o monitoramento em tempo real, garantindo a segurança dos trabalhadores e a eficiência operacional.
EM NOTA enviada ao Petronotícias, a TSE ( antiga Toyo) informou que “Sobre o incidente ocorrido na HDT Replan, em março de 2024, a TSE informa que as causas seguem sendo investigadas pelos órgãos responsáveis. A companhia reforça que não houve trabalhadores feridos. A TSE sempre utiliza as melhores práticas de segurança do trabalho.”
Reveja o acidente:
Deixe seu comentário