EM BUSCA DE NOVOS CONCEITOS NA MONTAGEM ELETROMECÂNICA

Por Bernardino Nilton do Nascimento /
Idealizador do Primeiro Comissionamento com Sustentabilidade do Mundo

Está na hora de mudar antigos conceitos e quebrar paradigmas em todos os segmentos da montagem eletromecânica.

Todas as tecnologias dos últimos anos foram focadas nas paradas que ocorrem nas indústrias, refinarias e usinas, e que, por necessidade de inserção dos produtos no mercado, são idealizadas para abreviarem o tempo de paralisação, em função dos compromissos assumidos com os distribuidores e compradores. Com isso, todos os esforços foram desenvolvidos para encurtar os prazos das paradas, o que fez com que a mão de obra, os produtos e os equipamentos passassem a envolver muitas tecnologias, qualidade e bons preços pagos pelos clientes.

É hora de buscar essas tecnologias e trazer para as novas obras uma boa e inovadora engenharia, que pode colocar de 15% a 25% de suas soldas para campo. Temos que tentar diminuir estes percentuais, e aprofundar mais os estudos, para colocarmos essas soldas em situações mais acessíveis à realização dos testes hidrostáticos localizados. Por outro lado, os testes das demais soldas poderiam ser feitos nos spools no pipe-shop. Além de não precisar mais das pastas de recomposição, ganharíamos, e muito, no consumo da água. A engenharia tem a obrigação de trazer de volta as suas pesquisas e voltar a ser a grande líder do empreendimento. Hoje, tão criticada, pois dela tiraram o seu principal pilar, que é o tempo necessário para desenvolver a criatividade com aprofundamentos nos estudos e planejamento.

Uma boa prática aconteceu na RNEST, com o Consórcio CONEST, através da sua equipe de Comissionamento, comandada pelo Engenheiro Jorge Raimundo.  Foi criado um método que quebrou um grande paradigma na limpeza e nos testes hidrostáticos de tubulação.

O novo processo já obteve alguns prêmios nacionais e internacionais, e acaba de atingir uma meta de 96% do seu final na UDA 11. Com isso, podemos afirmar que pela primeira vez uma limpeza de grau S A 2.5 a 3 ficará pronta antes da montagem do sistema.

Um processo aparentemente simples, que é baseado em quatro pontos importantes. A limpeza com abrasivos encapsulados em esponja, PIG mecânico, Passivantes e uma ETA (Estação de Tratamento de Água e Reuso).

Os principais resultados do Comissionamento com Sustentabilidade foram a grande economia de recursos hídricos. Na UDA, estimava-se um consumo nos métodos tradicionais de 26 milhões de litros de água (depois de todas as revisões surgiram novos números), e com o novo processo o gasto passa para no máximo 300 mil litros, mais redução de custos e prazo, maior segurança na execução das atividades, além da melhoria na qualidade final da limpeza interna dos tubos.

As premissas básicas do novo conceito foram consideradas para que todo o processo tivesse coerência e sustentação. O gerenciamento desta nova concepção foi um processo que exigiu, da Direção do CONEST, coragem de mudar mesmo correndo os riscos do novo. A equipe de comissionamento buscou pesquisar constantes avaliações dos resultados, colaboradores com alto grau de experiência e criatividade para a formulação e implementação dos objetivos estratégicos.

Tudo isso para dizer que não devemos ter medo de mudar, de criar, de buscar alternativas, que muitas delas estão nas paradas. O CONEST criou um programa de grande importância: o PEP (Programa de Excelência de Produtividade), além da Fábrica de Ideias, que atinge toda a camada de disciplinas dos seus colaboradores. Com ela, apareceram criações e atalhos que deram mais agilidade na construção. Foram ideias de colaboradores simples, que em busca da premiação criaram uma competição saudável pelas ideias mais proveitosas, onde surgiram verdadeiras alavancas em busca da produtividade.

Dê a sua opinião também. Os interessados podem enviar um artigo de 3 mil caracteres (contando os espaços) para artigo@petronoticias.com.br

43
Deixe seu comentário

avatar
41 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
38 Comment authors
ConestnataliRogeriaAdilsaNyl Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Monique
Visitante
Monique

O mundo agradece a industria, esperamos que outras empresas possam implementar essa idéia.

Miguel Roca
Visitante
Miguel Roca

E’ admiravel poder mudar um processo de limpeza onde utiliza-se milhoes de litros de agua doce + produtos quimicos em grandes volumes gerando residuos por um processo inovador que e’ a seco, porem para isto foi necessario a mudanca de conceito, parabens por insistir e mudar, necessitados de profissionais com esta invergadura.

Jomair
Visitante
Jomair

Tiraram o tempo de estudo da engenharia! Um projeto desse merece todo apoio dos governantes e do povo brasileiro, a água é a maior preocupação do futuro da humanidade.

Vitor
Visitante
Vitor

Todas empresas deveriam aderir a esse projeto em nome da humanidade, parabens!!

Ana Catarina Parente
Visitante
Ana Catarina Parente

Amigo do trecho , Já te comentei que guardo até hoje o texto que em tua despedida ( 30/08/2002 ) daquela obra distribuíste a todos nós seus colegas de trabalho , e desde daquele tempo já demonstravas uma sede de mudança e inovação onde criticavas de forma sutil a falta de criatividade e o medo de mudar , sempre na mesmice de copiar o que já vinha sendo feito a anos atrás. Um dos parágrafos deste texto diz o seguinte : “Eu Bernardino não tenho a perfeição , mas tenho a vontade de tê-la e rezo para que vocês encontrem… Read more »

Igor Castro
Visitante
Igor Castro

É de nos orgulhar saber que processo de tamanha importância em vários âmbitos sociais ecológicos e econômicos, fora desenvolvido aqui no Brasil; e por um brasileiro. É exatamente disso que a sociedade o Mundo e as empresas necessitam. De excelentes ideias e suficiente coragem para assumir novos riscos. Parabéns !!!

Alice
Visitante
Alice

Parabéns…esperamos que outras empresas possam implementar essa idéia.

Rogéria
Visitante
Rogéria

Nos brasileiros e nordestinos agradecemos pelo projeto,pois estamos passando a maior seca dos últimos anos. Parabéns!!!

Bruno
Visitante
Bruno

Mais uma vez parabéns, sempre é bom lembrar a falta de água no nordeste e a importância da água para humanidade. Obrigado pela ideia e pela economia da água.

Arcelino
Visitante
Arcelino

Muito bom projeto! Espero que os governantes ajudem a colocar em pratica em outros empreendimentos, ajudando os empresários na conscientização que perigo no futuro podemos sobre ainda mais, com falta de água no Planeta.

Jorge Raimundo
Visitante
Jorge Raimundo

Tenho muito orgulho de ter acreditado no projeto do Bernardino e junto com ele e toda a equipe do Comissionamento da UDA termos conseguido implantar esse projeto na Refinaria Abreu e Lima.
Como todo processo novo, esse também foi cercado por muitas desconfianças, muitas críticas, mas com a tenacidade e a certeza de que tudo foi fruto de muita pesquisa, muitos testes, muitos estudos, conseguimos chegar no ponto que hoje estamos. A UDA está se tornando a primeira unidade no mundo que conseguirá acabar a limpeza das Tubulações antes do término da montage.
Obrigado Bernardino por compartilhar seus conhecimentos e amizade.