3R AMPLIA RESERVAS PROVADAS EM 35% COM PAPA-TERRA E PREVÊ PICO DE PRODUÇÃO NO CAMPO EM 2027

rodrigo-pizarroO campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos, que marcou a entrada da 3R Petroleum no estado do Rio de Janeiro, aumentará as reservas provadas (1P) da companhia em cerca de 35%, elevando-as para a um total de 185,1 milhões de barris de óleo equivalente. A empresa recebeu recentemente da DeGolyer & MacNaughton o resultado final da certificação das reservas do campo, que foi comprado da Petrobrás em julho deste ano. De acordo com o relatório, a petroleira independente adicionou 47,8 milhões de barris de óleo equivalente às suas reservas 1P com a aquisição do ativo. Assim, o campo de Papa-Terra passa a ser a área de maior importância para a companhia em termos de reservas, seguida logo atrás pelos polos Macau e Recôncavo.

Em relação às reservas provadas e prováveis (2P), o campo de Papa-Terra reúne 74,8 milhões de barris de óleo equivalente, elevando assim as reservas 2P totais da 3R para 264,3 milhões de barris de óleo equivalente. Desse total, de acordo com a petroleira, uma fatia de 70% corresponde a reservas provadas (185,1 milhões de barris de óleo equivalente). Além de Papa-Terra, o portfólio da companhia possui os ativos Macau, Fazenda Belém, Pescada, Recôncavo, Rio Ventura, Peroa e Duna.

papa-terraA 3R Offshore, subsidiária da 3R Petroleum, assumirá 62,5% de participação no campo de Papa-Terra quando a transação for concluída. A fatia restante ficará com as empresas Caxes Energy B.V. e Shibah Energy B.V., ambas subsidiárias da empresa canadense MTI Energy. De acordo com as projeções da 3R, a produção do campo – levando em conta as reservas provadas – poderá chegar a um pico próximo de 30 mil barris de óleo equivalente por dia em 2027. Hoje, Papa-Terra opera com nove poços, sendo seis produtores e três injetores. A 3R avalia que como os sistemas do campo possuem capacidade ociosa, isso abre uma brecha para a companhia aplicar o seu core business: a implementação de atividades de revitalização e redesenvolvimento.

Nas contas da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o fator de recuperação de Papa-Terra está atualmente em torno de 2,5%, enquanto que a média na bacia de Campos é de 15,6%. Isso, segundo a própria 3R, enquadra o campo perfeitamente em sua tese de investimentos: ativos em produção, com potencial de incremento de produção e reservas; e competitivo múltiplo de entrada por reserva. A petroleira independente vê um alto potencial para aumento no fator de recuperação de Papa-Terra, com operação focada em eficiência e redução do custo total de operação.

p-63A aquisição do campo de Papa-Terra representa um grande passo para a Companhia e marca o início de suas operações em águas profundas, bem como reforça a construção de um portfólio diversificado com ativos maduros onshore e offshore. Adicionalmente, com aquisição do campo de Papa-Terra, a 3R ampliará seu portfólio, aumentará substancialmente sua produção e reforçará sua capacidade de reposição e incremento de reservas”, escreveu o Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da 3R, Rodrigo Pizarro, à época do anúncio da aquisição do ativo.

O campo de Papa-Terra está localizado em águas profundas na Bacia de Campos, a aproximadamente 100km da costa do Estado do Rio de Janeiro. Sua descoberta ocorreu em 2003 e o início de sua produção em novembro de 2013. O campo é operado por meio das unidades P-61 e P-63, com capacidade de processamento de 140 mil barris de óleo por dia, capacidade de injeção de 340 mil barris de água por dia, capacidade de estocagem de 1,4 milhão de barris e slots para conectar até 21 poços produtores e 11 poços injetores.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of