FRAMES CONCLUI FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS SUBSEA PARA FPSO CAMPOS DOS GOYTACAZES | Petronotícias




faixa - nao remover

FRAMES CONCLUI FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS SUBSEA PARA FPSO CAMPOS DOS GOYTACAZES

campo dos goytacazesA estrutura de produção na Bacia de Campos conta agora com um novo avanço. A fornecedora holandesa Frames concluiu nesta terça-feira (15) a construção dos equipamentos de controle de fluxo, injeção de água e unidade hidráulica do FPSO Campos dos Goytacazes, que será operado pela Petrobrás no desenvolvimento dos campos de Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça. No total, o contrato de fornecimento para a embarcação somou oito ferramentas para controle de injeções em reservas, além de catorze equipamentos para controle de produção e acessórios para a operação do navio, que terá capacidade para produzir 150 mil barris de petróleo por dia.

As ferramentas fornecidas pela Frames deverão ser instaladas ainda este mês, o que representa mais uma etapa de desenvolvimento para a produção na área, que teve sua comercialidade declarada no final de 2013. A estatal calcula que o campo de Tartaruga Verde tenha 230 milhões de barris de óleo equivalente recuperáveis, enquanto Tartaruga Mestiça teria 121 milhões de barris.

As operações comerciais deverão ter início no ano que vem. Com a chegada dos equipamentos de controle de reservas e produção subsea, devem ter início as atividades finais de conclusão do FPSO, construído por um consórcio da Modec com Mitsui & CO., Mitsui O.S.K. Lines e Marubeni Corporation, que detém participações iguais. Em setembro do ano passado, o projeto recebeu um novo financiamento de US$ 252 milhões por parte do banco estatal japonês JBIC.

“Para este projeto, nós implementamos, ao máximo possível, uma abordagem padronizada de design baseada em um acordo prévio de fornecimento com a Modec, para o FPSO Cidade de Caraguatutuba, e implementamos requerimentos adicionais dos clientes. Isso resultou em um Capex menor”, afirmou em comunicado o gerente de Hidráulica Subea da Frames Flow Control & Safeguarding, Kor Paap. De acordo com o executivo, devido a um novo programa de desenvolvimento, a companhia conseguiu executar 95% dos serviços de engenharia do projeto em um período de três semanas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of