AÇOFORJA BUSCA EXPANSÃO DE LISTA DE CLIENTES NO EXTERIOR PARA FUGIR DA CRISE

Por Bruno Viggiano (bruno@petronoticias.com.br) – 

açoforjaCom a estagnação na indústria nacional de óleo e gás, muitas empresas do setor estão com os olhos voltados para o mercado exterior, em busca de um novo fôlego para os seus negócios, enquanto a maré no Brasil não se acalma. Nesta quinta (5), está chegando ao fim a Offshore Technology Conference (OTC) 2016, em Houston, e entre as empresas nacionais que estiveram em busca de novos horizontes nos Estados Unidos está a Açoforja, que produz peças e equipamentos para diversos setores, entre eles o de óleo e gás. O gerente de vendas da companhia, Rogério Corrêa (foto), lamenta a redução da representatividade do setor petrolífero na empresa, que em tempos passados chegou a superar o patamar de 45%. Para enfrentar a realidade atual do mercado, a companhia concentra seus esforços na redução de custos e expansão dos negócios com empresas do exterior. “A ideia é aumentar nossa lista de clientes, por isso a decisão de participar de eventos internacionais, expandindo nossas possibilidades”, contou Corrêa.

A empresa costuma participar de feiras internacionais?

Sim, essa é uma opção que vem sendo feita por nós há alguns anos. Já estivemos em feiras na África do Sul, Angola e Europa, não como expositores, mas participando do evento e buscando novas possibilidades, como parcerias, produtos e clientes. 

Como a Açoforja avalia o mercado nacional de petróleo e gás?

O momento é bem ruim. Ainda não podemos dizer que há uma parada total no setor, mas as coisas estão em um ritmo bem devagar. Apesar desse cenário, a empresa está bastante otimista com o futuro, já que ainda existem alguns projetos em execução e poços em atividade. Muitos dos nossos clientes ainda estão com uma carteira de negócios para 2018, mas o mercado de componentes deve passar por uma redução nos próximos anos.

Qual a representatividade do setor de óleo e gás para a Açoforja?

Atualmente, o segmento representa cerca de 20% do nosso faturamento, mas esse não é nosso desejo e nem é o que representava alguns anos atrás. Para se ter ideia, em 2014 e 2015 chegamos a superar nossa expetativa de 40% a 45% dos nossos rendimentos vindos do setor de óleo e gás.

Quais medidas estão sendo tomadas pela empresa para superar esse momento?

Estamos focados na redução de custos e para isso passamos por uma redução de pessoal também. A ideia é aumentar nossa lista de clientes, por isso a decisão de participar de eventos internacionais, expandindo nossas possibilidades.

Quais os principais produtos e clientes da Açoforja no setor de óleo e gás?

A Açoforja fabrica peças e componentes para equipamentos de prospecção e produção de petróleo, em aços especiais, para os fabricantes de árvore de natal, “manifolds”, além de corpo de válvula e eixo manivela para bomba de lama. Entre nossos principais clientes estão as maiores empresas do setor, como Technip, OneSubsea, Schlumberger e Aker Solutions. 

Qual o posicionamento internacional da empresa?

Nosso ponto forte no exterior não é o setor de óleo e gás, onde ainda temos um mercado pequeno sendo explorado. Atuamos em outros segmentos, como ferroviário, açúcar, álcool e equipamentos, produzindo componentes de equipamentos.

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