RÚSSIA VAI CONSTRUIR UMA FÁBRICA DE COMBUSTÍVEL DE REATOR RÁPIDO | Petronotícias




faixa - nao remover

RÚSSIA VAI CONSTRUIR UMA FÁBRICA DE COMBUSTÍVEL DE REATOR RÁPIDO

ddDepois da China  iniciar a construção do piloto de reator rápido, parece ser uma tendência,  porque a Rússia também  planeja fazer a mesma coisa e  começar a construção,  no próximo ano,  de uma instalação de fabricação de combustível nuclear para o seu reator Brest-OD-300 de níquel rápido refrigerado por chumbo, Siberian Chemical Combine (SCC)(foto). Com sede em Tomsk, Sibéria, a SCC é uma subsidiária da TVEL, a unidade de fabricação de combustível nuclear da Rosatom. O BREST-OD-300 faz parte do projeto “Proryv” da Universidade Nuclear da Rússia. O Projeto Breakthrough permite um ciclo fechado de combustível nuclear.

O objetivo final é eliminar a produção de resíduos radioativos da geração de energia nuclear. O projeto Breakthrough compreende um módulo de produção / refabricação de combustível para a produção de combustível de plutônio e de plutônio denso para reatores rápidos, uma usina de energia nuclear com um reator BREST,  e um módulo de retração de combustível usado. Uma usina de energia nuclear com BREST-OD-300 deve fazer parte de um complexo piloto de energia, ou ODEK, em construção no site da SCC.

 Alexander Rodovikov, diretor de fabricação de combustível na SCC, disse que a empresa tomou a entrega do equipamento para a fabricação de conjuntos de combustível para Brest-OD-300:  “O equipamento é destinado ao controle passo-a-passo do carregamento de barras de combustível, montagens e componentes.  Inclui ainda  um sistema de vigilância e gravação de vídeo.” Em agosto do ano passado, o governo russo aprovou a construção do reator de 300 MWe, uma instalação de fabricação de combustível nuclear e uma instalação de reprocessamento de combustível usado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of