CHINA COMEÇA A CONSTRUIR O PILOTO DE UM REATOR NUCLEAR RÁPIDO

 

ssA China National Nuclear Corporation (CNNC) anunciou nesta sexta-feira(29) que começou as obras civis  do que considera um “projeto histórico para o desenvolvimento da indústria nuclear da China”. No início deste mês, a China Nuclear Industry assinou um  contrato de construção para a instalação da ilha nuclear do projeto piloto de reator rápido Xiapu.  Os reatores de neutrons rápidos (FNRs) são vistos como a tecnologia de reator principal para a China. A  CNNC espera que a FNR se torne predominante em meados do século. A pesquisa e o desenvolvimento do país em reatores de neutrons rápidos começaram em 1964. Um reator de neutrons rápido de 65 MWt – o Reator Experimental Experimental Chinês (CEFR) – alcançou criticidade em julho de 2010 e foi conectado à rede um ano depois.

Com base nisso, um projeto de 600 MWe – o CFR-600 – foi desenvolvido pelo Instituto da Energia Atômica da China. O reator Xiapu será uma demonstração desse projeto de reator rápido de tipo pool-pool refrigerado com sódio,  com sistemas de desligamento ativo e passivo e remoção de calor de decaimento passivo.  Uma unidade de escala comercial terá uma capacidade de 1000-1200 MWe. Sujeito a uma decisão 2020 de prosseguir, a construção poderia começar em dezembro de 2028, com operação a partir de 2034.

Em uma cerimônia para marcar o início da construção, o presidente da CNNC, Wang Shoujun, descreveu o projeto como de grande importância nacional de ciência e tecnologia nuclear. Ele disse que a realização do ciclo fechado do combustível nuclear, promove o desenvolvimento sustentável da energia nuclear na China e o desenvolvimento da economia local.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of