VAZAMENTO DE ÓLEO NO LITORAL DE FORTALEZA É CONTIDO | Petronotícias




faixa - nao remover

VAZAMENTO DE ÓLEO NO LITORAL DE FORTALEZA É CONTIDO

Boa notícia para o meio ambiente no litoral oeste do Ceará. Foi contido o vazamento de aproximadamente oito mil litros de óleo residual do navio mercante búlgaro Seawind, que naufragou semana passada na costa de Fortaleza. As informações foram divulgadas em nota pela Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) e pela Companhia Docas do Ceará (CDC). Segundo a nota, todas as saídas foram lacradas e a poluição hídrica está controlada. Foram usadas boias e barreiras de contenção pelo Centro de Defesa Ambiental (CDA), em torno do navio. O óleo residual retido nas barreiras foi retirado por sucção pelas equipes do CDA, e a expectativa é que situação volte à normalidade em breve, com a ajuda do movimento da maré.

O acidente vinha preocupando moradores e pescadores da praia do bairro do Pirambu, Fortaleza. O navio, com destino para Itália, estava atracado no litoral cearense desde o dia 9 de julho de 2011, por decisão judicial, devido a dívidas trabalhistas que chegavam a US$ 565 mil. A Capitania dos Portos planejava leiloar o navio e a carga de granito, porém na madrugada do dia 27 de julho o Seawind começou a afundar.

A divulgação das causas do acidente, danos e responsabilidades está prevista para daqui a 90 dias, prazo para conclusão do Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) instaurado pela Capitania dos Portos. Em relação aos resíduos de óleo encontrados, eles serão analisados tecnicamente para a confirmar se são mesmo do Seawind. Se comprovada a origem, as notificações serão feitas pelos órgãos ambientais à empresa responsável pelo Seawind, Parus Shipping Incorporation.

Quanto à segurança da navegação na área do acidente e na região do Porto do Mucuripe, a Capitania dos Portos no Ceará diz que foram divulgados avisos aos navegantes e instalado um sinal luminoso noturno na estrutura do navio mercante. Além disso, estão sendo divulgadas as coordenadas do Seawind às embarcações que se destinam às regiões próximas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of