ÚLTIMA REUNIÃO DO CNPE DO ANO APROVA CRIAÇÃO DO COMITÊ DO REATE
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) realizou nesta quinta-feira (12) a sua última reunião do ano de 2019 e aprovou criação do Comitê do programa Reate (Revitalização das Atividades de Exploração e Produção em Áreas Terrestres). O objetivo do grupo será sugerir medidas para melhorar as condições de mercado e também para aumentar a atração de empresas de pequeno e médio porte nas atividades terrestres.
Conforme reportagem publicada pelo Petronotícias, a meta do Reate é quase duplicar a produção em campos onshore ao longo dos próximos dez anos, saindo do patamar de 270 mil barris diários de óleo equivalente para 500 mil barris diários de óleo equivalente em 2030. Entre as ações previstas no programa, estão a busca por mais agilidade no processo de licenciamento ambiental, mapear novas fontes de financiamento para projetos onshore, entre outras.
Ainda durante a reunião do CNPE, também foi deliberada a proposta final de relatório sobre os critérios para segurança do suprimento de energia no Brasil. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, as métricas vigentes foram estabelecidas na década passada, época com variações temporais de oferta e demanda não tão relevantes quanto as de hoje. “Assim, detectou-se a necessidade de buscar novas métricas que permitam acompanhar a evolução do sistema elétrico”, afirmou a pasta.
Deixe seu comentário