NOVO DIRETOR GERAL DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA DEFENDE A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA NUCLEAR NA COP-25

azzzazzO novo diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, fez a sua primeira viagem oficial  para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP25), em Madri. Ele destacou o papel que a energia nuclear pode desempenhar na transição global para a energia limpa: “A energia nuclear fornece cerca de um terço da eletricidade de baixo carbono do mundo e já desempenha um papel significativo na mitigação das mudanças climáticas. Muitos de nossos 171 Estados-Membros acreditam que será muito difícil, se não impossível, alcançar o desenvolvimento sustentável e cumprir as metas climáticas globais sem o uso significativo de energia nuclear”

O diretor da AIEA disse também que o uso da energia nuclear precisará aumentar para descarbonizar a produção de eletricidade: “A energia nuclear evita a emissão de cerca de 2 gigatoneladas de dióxido de carbono (CO2) anualmente. As energias renováveis, como a energia eólica e solar, estão crescendo em importância. Mas essas são fontes de energia intermitentes que não podem atender às necessidades dos países por conta própria. Isso significa que mais uso de energia nuclear será necessário. A energia nuclear oferece um fornecimento estável e confiável de eletricidade. Ela pode fornecer energia contínua e de baixo carbono para apoiar o aumento do uso de fontes renováveis. Pode ser a chave que libera seu potencial, fornecendo suporte flexível – dia ou noite, faça chuva ou faça sol”.

Com cerca de dois terços da eletricidade do mundo ainda gerada pela queima de combustíveis fósseis, e apesar do crescente investimento em fontes de energia xxsssrenováveis, as emissões globais de gases de efeito estufa atingiram um recorde no ano passado. “Energias renováveis variáveis, como energia solar e eólica, são vitais para a transição para a energia limpa, mas sozinhas não podem atender às crescentes necessidades de energia dos países”, disse Grossi. “A energia nuclear pode fornecer energia contínua e de baixo carbono para fazer backup do uso crescente de fontes renováveis. Pode ser a chave que libera todo o seu potencial, fornecendo suporte flexível – dia ou noite, faça chuva ou faça sol”.

A COP25 estabelecerá as bases para a conferência definidora de mudanças climáticas do próximo ano, quando os países devem enviar novos planos de ação climática sob o Acordo de Paris. Uma questão importante para a COP25 é abordar o financiamento da ação climática global. Atualmente, para muitas instituições financeiras, a energia nuclear não se qualifica para financiamento sob mecanismos de financiamento verdes ou sustentáveis, tornando desafiadora a construção de novos reatores de energia nuclear. “Para atingir as metas climáticas, todas as fontes de energia de baixo carbono precisam de condições financeiras iguais”, disse Grossi.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of