CNL E MOLTEX ASSINAM ACORDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMBUSTÍVEL PARA PEQUENOS REATORES NUCLEARES
A Canadian Nuclear Laboratories (CNL) firmou um acordo de colaboração com a Moltex Energy, sediada no Reino Unido. O contrato inclui o trabalho para apoiar aspectos do programa de desenvolvimento de combustível nuclear da Moltex Energy para seu Reator de Sal Estável, um projeto de reator modular pequeno (SMR) de 300 MWe. O programa apoiará a segunda e terceira fases do projeto de Demonstração de Redução de Óleos Nucleares de Óxido (ONWARD) para explorar a viabilidade comercial da tecnologia WAste para estáveis de sais (WATSS) para converter o combustível usado CANDU em novo combustível que possa produzir mais energia limpa a partir de um reator de sal estável. A primeira fase está em andamento.
A Moltex Energy, a Universidade de New Brunswick (UNB) e a CNL projetarão, construirão e otimizarão um equipamento de teste de combustível no Centro de Pesquisa em Energia Nuclear da UNB, com atividades complementares paralelas na Universidade de Manchester, no Reino Unido. Mais especificamente, o projeto CNRI verá a CNL apoiando a Moltex Energy na preparação, instalação e comissionamento de equipamentos especializados. Enquanto o teste inicial é realizado com materiais inativos substitutos, a experiência da CNL também apoia as análises de planejamento, design, custo e segurança necessárias para mover o aparelho para uma instalação blindada, ou ‘célula quente’, onde o teste pode ser concluído usando combustíveis reais e materiais ativos. Os dados coletados apoiarão o projeto e o licenciamento de uma instalação WATSS em Point Lepreau, em New Brunswick, sendo desenvolvidos em conjunto pela Moltex Energy, o governo de New Brunswick e a NB Power.
Rory O’Sullivan (foto principal), CEO da Moltex Energy na América do Norte, disse que “São notícias positivas e farão avançar nosso projeto no Canadá. A energia nuclear é essencial para resolver nossos problemas globais de energia, pois as energias renováveis intermitentes por si só não podem atender à demanda atual e futura. Muitos países ao redor do mundo têm reservas de combustível nuclear usado em suas usinas nucleares atuais e descobrimos uma maneira limpa, segura e econômica reciclar o que alguns consideram desperdício em combustível para o nosso Reator de Sal Estável, para criar mais energia limpa e reduzir significativamente a quantidade de radionuclídeos de longa duração “.
Jeff Griffin (foto à esquerda), vice-presidente de ciência e tecnologia da CNL, afirmou: “A CNL construiu uma experiência considerável no manuseio e processamento de combustível nuclear nas últimas décadas e a pesquisa avançada em combustível é reconhecida como uma de nossas principais áreas estratégicas de força. Fizemos investimentos significativos em nosso programa de combustível e continuaremos a fazê-lo nos próximos anos. O programa CNRI ajuda os desenvolvedores de reatores – como a Moltex Energy – a aproveitar esses recursos essenciais de uma maneira econômica.”
Deixe seu comentário