CHINESA SPIC CONCLUIU SUA ENTRADA NAS TERMELÉTRICAS DO PORTO DO AÇU
O braço brasileiro da empresa elétrica chinesa SPIC entrou oficialmente no parque termelétrico do Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). A empresa concluiu a aquisição de 33% dos projetos GNA I e GNA II, que somam 3 GW de geração a partir do GNL. A SPIC contribuirá com sua experiência em estratégia de operação e gestão de projetos no Brasil. A chinesa concluiu também um acordo para potencial entrada nos futuros projetos das termelétricas GNA III e GNA IV, que utilizarão GNL e gás doméstico das reservas do pré-sal.
A usina GNA I tem capacidade instalada de 1,3 GW e deve entrar em operação ainda neste semestre. A primeira carga de GNL que será utilizada na planta foi transferida para o navio regaseificador (FSRU) BW Magna no final do ano passado. Já as obras da usina GNA II devem começar neste semestre, com previsão de gerar 5 mil postos de trabalho durante a etapa de construção.
As demais parceiras nos empreendimentos são a Prumo, a BP e a Siemens. A Prumo será responsável pela infraestrutura portuária, operações, desenvolvimento e integração de projetos. A BP será a fornecedora de GNL. O braço financeiro da Siemens contribuirá com capital, tecnologia e experiência na gestão de projetos por tipo. Já a Siemens Energy está tocando a construção das usinas e irá oferecer serviços de operação e manutenção das plantas.
Deixe seu comentário