CHINA COLOCA EM OPERAÇÃO COMERCIAL PRIMEIRA USINA NUCLEAR COM REATOR HUALONG INICIADA EM 2015
Após uma demonstração de 168 horas, a unidade 5 da usina nuclear de Fuqing, na província chinesa de Fujian, entrou em operação comercial em 30 de janeiro, anunciou a China National Nuclear Corporation (CNNC). A unidade é o primeiro de dois reatores Hualong One de demonstração no local e é o primeiro Hualong One do mundo a ser comissionado. A unidade 6 está programada para entrar em operação no final deste ano. Em nota a CNNC disse que “O sucesso é um marco para o desenvolvimento da energia nuclear da China, tornando a China o quarto país a dominar sua tecnologia nativa de energia nuclear Geração III, seguindo os EUA, França e Rússia.”
Yu Jianfeng, presidente da CNNC, disse que a corporação irá acelerar o progresso da construção em massa de reatores Hualong One e desenvolver novas tecnologias em série em uma tentativa de promover o Hualong One nos mercados de exportação e atingir a meta de neutralidade de carbono. Segundo a companhia, a produção de eletricidade de cada unidade do Hualong One evita o consumo de 3,12 milhões de toneladas de carvão e a emissão resultante de 8,16 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, e equivale a plantar mais de 70 milhões de árvores a cada ano.
O Conselho de Estado da China deu a aprovação final para a construção das unidades 5 e 6 de Fuqing em abril de 2015. O lançamento do primeiro concreto para a unidade 5 começou em maio daquele ano, marcando o início oficial de sua construção. A construção da unidade 6 teve início em dezembro do mesmo ano. A cúpula interna da unidade 5 foi instalada no prédio de contenção em maio de 2017, com a cúpula externa instalada em janeiro de 2018. O teste quente em Fuqing 5 foi concluído em março do ano passado. O Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China emitiu a licença de operação para a unidade em 4 de setembro. O reator atingiu a primeira criticidade – atingindo uma reação em cadeia sustentada pela primeira vez – em outubro. Foi conectado à rede elétrica em novembro.
A construção de duas unidades de demonstração Hualong One (HPR1000) também está em andamento na planta de Fangchenggang da General Nuclear da China na Região Autônoma de Guangxi. Espera-se que essas unidades comecem a funcionar em 2022. A CNNC também iniciou a construção de duas unidades de Hualong na fábrica de Zhangzhou na província de Fujian, além da primeira das duas unidades em Taipingling, em Guangdong.
Deixe seu comentário