CHINA COLOCA EM OPERAÇÃO COMERCIAL PRIMEIRA USINA NUCLEAR COM REATOR HUALONG INICIADA EM 2015

swsswswApós uma demonstração de 168 horas, a unidade 5 da usina nuclear de Fuqing, na província chinesa de Fujian, entrou em operação comercial em 30 de janeiro, anunciou a China National Nuclear Corporation (CNNC). A unidade é o primeiro de dois reatores Hualong One de demonstração no local e é o primeiro Hualong One do mundo a ser comissionado. A unidade 6 está programada para entrar em operação no final deste ano. Em nota a CNNC disse que “O sucesso é um marco para o desenvolvimento da energia nuclear da China, tornando a China o quarto país a dominar sua tecnologia nativa de energia nuclear Geração III, seguindo os EUA, França e Rússia.”

 Yu Jianfeng, presidente da CNNC, disse que a corporação irá acelerar o progresso da construção em massa de reatores Hualong One e desenvolver novasswswsw tecnologias em série em uma tentativa de promover o Hualong One nos mercados de exportação e atingir a meta de neutralidade de carbono. Segundo a companhia, a produção de eletricidade de cada unidade do Hualong One evita o consumo de 3,12 milhões de toneladas de carvão e a emissão resultante de 8,16 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, e equivale a plantar mais de 70 milhões de árvores a cada ano.

O Conselho de Estado da China deu a aprovação final para a construção das unidades 5 e 6 de Fuqing em abril de 2015. O lançamento do primeiro concreto para a unidade 5 começou em maio daquele ano, marcando o início oficial de sua construção. A construção da unidade 6 teve início em dezembro do mesmo ano. A cúpula interna da unidade 5 foi instalada no prédio de contenção em maio de 2017, com a cúpula externa instalada em janeiro de 2018. O teste quente em Fuqing 5 foi concluído em março do ano passado. O Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China emitiu a licença de operação para a unidade em 4 de setembro. O reator atingiu a primeira criticidade – atingindo uma reação em cadeia sustentada pela primeira vez – em  outubro. Foi conectado à rede elétrica em  novembro.

A construção de duas unidades de demonstração Hualong One (HPR1000) também está em andamento na planta de Fangchenggang da General Nuclear da China na Região Autônoma de Guangxi. Espera-se que essas unidades comecem a funcionar em 2022. A CNNC também iniciou a construção de duas unidades de Hualong na fábrica de Zhangzhou na província de Fujian, além da primeira das duas unidades em Taipingling, em Guangdong.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of