ISRAEL ACUSA O IRÃ DE TER DISPARADO UM MÍSSIL CONTRA UM NAVIO ISRAELENSE NA COSTA DOS EMIRADOS ÁRABES

QAQAQAA-300x169Israel está acusando o Irã de ter disparado um míssil contra um navio que está associado à empresa israelense Ray Shipping, a mesma proprietária do navio que foi atingido por um suposto ataque iraniano em fevereiro. A embarcação israelense chamada Hyperion foi atacada perto da costa do emirado Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos ontem (12), de acordo com relatórios do Líbano. O ataque aconteceu um dia depois que o Irã prometeu vingar a explosão em sua instalação nuclear de Natanz, que atribuiu a Israel. Dados disponíveis no MarineTraffic.com mostraram que o Hyperion, um transportador de veículos que navegava sob a bandeira das Bahamas, foi detido na costa de Fujairah. Reportagens da mídia árabe disseram que o navio foi atingido por um míssil iraniano.

A mídia israelense informou que o ataque provavelmente foi realizado com um míssil ou drone e que apenas danos leves foram causados ao navio. Apesar do aumento das tensões com o Irã e de uma reunião do gabinete de segurança planejada para a próxima semana, o procurador-geral Avi Mandelblit proibiu o gabinete de segurança de se reunir até que um ministro da justiça seja nomeado, segundo a mídia israelense. Este ataque ocorreu poucos dias depois de um suposto ataque israelense à instalação nuclear iraniana de Natanz e exatamente uma semana depois que o navio iraniano Saviz  foi danificado em um suposto ataque israelense no Mar Vermelho.

Também ocorre após dois ataques contra navios de propriedade de israelenses na região e relatos de dezenas de ataques anteriores realizados por Israel contra o Irã em locais que vão do Mar Mediterrâneo ao Golfo Pérsico. No final do mês passado, um míssil iraniano teria sido disparado contra um navio israelense entre a Índia e Omã, atingindo-o e danificando-o. Em fevereiro, o Irã supostamente atacou o navio cargueiro de propriedade israelense MV  Helios Ray , que foi danificado por uma explosão no Golfo de Omã.

Segundo relatos, Israel notificou os Estados Unidos de que foi responsável pelo ataque da semana passada ao navio de carga iraniano afiliado ao Corpo de Guardas Revolucionários Islâmicos. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano confirmou que o Saviz foi levemente danificado no Mar Vermelho, na costa de Djibouti, por volta das 6h da manhã de ontem, devido a uma explosão, acrescentando que tudo ainda  está sob investigação. O Instituto Naval dos Estados Unidos informou no ano passado que o Saviz , embora oficialmente listado como um navio mercante, era provavelmente uma base avançada secreta do IRGC,   estacionado no Mar Vermelho nos últimos anos para apoiar comandos iranianos que escoltam navios comerciais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of