EMPRESAS SUL COREANAS SE UNEM PARA DESENVOLVEREM REATORES MODULARES PARA USO MARÍTIMO
O Instituto de Pesquisa de Energia Atômica da Coreia (KAERI) e o estaleiro Samsung Heavy Industries, anunciaram planos para trabalhar juntos no desenvolvimento de um reator de sal fundido (MSR) para propulsão marinha e usinas nucleares flutuantes. A Samsung Heavy também está realizando pesquisa e desenvolvimento no uso de amônia e hidrogênio para fornecer energia aos navios em um esforço para encontrar opções de propulsão alternativas e de baixa emissão. O acordo de cooperação assinado pelas duas organizações visa a pesquisa conjunta em tecnologia MSR. Isso incluirá o projeto de um pequeno reator modular baseado em offshore, desenvolvimento de tecnologia / equipamento de elemento e verificação de desempenho, desenvolvimento de modelo de negócios e avaliação econômica de produtos nucleares offshore.
“O MSR é uma fonte de energia livre de carbono que pode responder com eficiência às questões de mudança climática e é uma tecnologia de próxima geração que atende a visão da Samsung Heavy Industries”, disse o presidente da Samsung Heavy Industries, Jin-taek Jeong. O desenvolvimento de navios de transporte marítimo com base na tecnologia MSR “pode ser uma virada de jogo na logística internacional. MSR é uma fonte de energia livre de carbono que pode responder com eficiência às questões de mudança climática“, acrescentou o presidente da KAERI Won-seok Park.
O transporte marítimo é visto como um setor difícil de abater para a descarbonização. A Organização Marítima Internacional visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa do transporte marítimo internacional em pelo menos 50% até 2050 em comparação com 2008 e, eventualmente, eliminá-los completamente. A Kepco Engineering & Construction Company da Coreia do Sul e a Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering assinaram no ano passado um Memorando de Entendimento para cooperar no desenvolvimento de usinas nucleares flutuantes. A China National Nuclear Corporation e a China General Nuclear também anunciaram planos para construir pequenos reatores modulares offshore multiuso de demonstração.
Deixe seu comentário