WESTINGHOUSE ASSINA CONTRATO PARA FORNECER COMBUSTÍVEL NUCLEAR PARA USINA DA UCRANIANA ENERGOATOM

WSWSWSSA Westinghouse e a ucraniana Energoatom assinaram um contrato para fornecimento de combustível VVER-440 para a usina nuclear de Rovno. O primeiro lote experimental de conjuntos de combustível (até 12) fabricado pela Westinghouse está planejado para ser carregado no núcleo da Unidade 2 em 2024. O volume total de fornecimento prevê pelo menos 1056 conjuntos de combustível. O contrato foi assinado  pelo presidente em exercício da Energoatom, Petro Kotin, e pelo vice-presidente e diretor administrativo da Europa do Norte e Leste Europeu Aziz Dag, da Westinghouse, na presença do Ministro da Energia da Ucrânia, Herman Halushchenko.

De acordo com a Energoatom, Halushchenko disse que a cooperação com a Westinghouse significa que a Ucrânia está “no bom caminho para fortalecer sua independência energética.  A cooperação entre a Ucrânia e os Estados Unidos na área de energia nuclear é estrategicamente importante para nós.”   Para  Kotin,  o novo contrato baseia-se na experiência existente com a Westinghouse na diversificação do fornecimento de combustível nuclear para reatores VVER-1000: “O próximo passo antes da introdução do combustível Westinghouse para os reatores VVER-440 nas usinas nucleares ucranianas é o licenciamento de acordo com as regulamentações nacionais”  Aziz Dag disse que a estratégia de diversificação de combustível da Energoatom é “uma pré-condição de segurança chave para o fornecimento e operação de combustível nuclear”.

O combustível Westinghouse VVER-1000 já está em operação em seis reatores nucleares na Ucrânia. Até o final deste ano, o fornecimento de combustível aumentará para sete lotes de reabastecimento por ano, sendo  quatro para a usina nuclear de Zaporozhe, dois para a usina nuclear do sul da Ucrânia e um para a usina nuclear de Rovno.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of