PETROBRÁS CRIA UM AMBIENTE VIRTUAL PARA DAR INFORMAÇÕES ÀS EMPRESAS PRODUTORAS DE GÁS SOBRE SEUS GASODUTOS
Buscando facilitar as coisas. A Petrobrás criou um ambiente virtual [disponível neste link] com as principais informações necessárias para que empresas produtoras de gás natural interessadas possam acessar seus gasodutos de escoamento de gás não processado no Brasil. Por meio de contratos de cessão de uso, empresas terceiras poderão usar a capacidade disponível nos sistemas de escoamento existentes nas regiões da Bacia de Santos, Bacia de Campos, Bacia do Espírito Santo, Catu (BA) e Guamaré (RN), que totalizam 2.473 km de extensão. Em um comunicado, a companhia diz que “trata-se de mais uma importante ação da companhia para abertura do mercado de gás natural no Brasil, viabilizando a diversificação dos agentes e aumento da concorrência em todos os elos da cadeia de gás natural, em cumprimento aos compromissos assumidos junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em julho de 2019”.
Em setembro do ano passado, a Petrobrás anunciou a assinatura de contratos com seus sócios nos gasodutos offshore do pré-sal da Bacia de Santos para compartilhamento da infraestrutura de gás natural. E, a partir deste ano, a companhia passou a disponibilizar capacidade para terceiros, não apenas nos gasodutos do pré-sal da Bacia de Santos, como em todos os demais ativos de escoamento e processamento de gás natural de propriedade da Petrobrás. No novo canal de negócios são disponibilizadas informações como capacidade da cada gasoduto, localização e dados técnicos das infraestruturas, procedimentos para contratação e contatos para o início destas tratativas.
Em seu informe oficial, a empresa diz que está comprometida em contribuir para o desenvolvimento de um mercado de gás aberto, competitivo e sustentável no país. “Em prol de promover mais transparência sobre as ações da Petrobrás neste processo, a companhia criou recentemente uma nova página no site reunindo diversas informações sobre o tema, tais como o que é novo mercado de gás, marcos na abertura, regaseificação, entre outros. Esse ambiente será atualizado periodicamente e reforça a posição da companhia de permanecer no mercado de gás natural como um agente relevante, porém focado em ativos mais aderentes à sua estratégia e disponibilizando aos clientes e ao mercado novos produtos e serviços”, acrescentou.
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