PARCERIA ENTRE A UDIAÇO E A SUNNING CONSTRÓI UM DOS MAIORES GERADORES DE ENERGIA SOLAR INSTALADO SOBRE UM TELHADO
Uma parceria feita entre a Udiaço e a Sunning, integradora de sistemas fotovoltaicos, resultou na construção de um projeto de produção de energia solar instalado no telhado da sede da Udiaço, localizada junto ao Rodoanel Mário Covas, em Carapicuíba, na região oeste da Grande São Paulo. São mais de 4.300 m2 de área com potência instalada de 725 kw, capaz de gerar mais de 75.000 kwh por mês. É um projeto impactante, confirmando um relatótio da consultoria Greener, que aponta o mercado de energia solar como um dos que mais cresce e gera empregos no Brasil. O Relatório aponta um crescimento anual de 99% no setor. Esse avanço se sustenta no tripé queda de preço do sistema, alta no valor da tarifa de energia e acesso mais fácil ao crédito.
O projeto da Udiaço foi implementado durante a pandemia e levou cerca de oito meses para ser concluído. Uma boa parte do tempo foi tomada com o licenciamento da Enel que, devido à crise sanitária, estava com equipe reduzida e operando com restrições. Hugo Trevizan, diretor de planejamento da Udiaço, disse que “Nosso consumo médio de energia é de 85.887 kwh/mês. Com o telhado fotovoltaico, buscamos suprir quase 90% de nosso consumo. A partir das esperadas variações mensais de geração, esse índice oscila, mas com a implantação do sistema, as expectativas iniciais estão sendo superadas.”
Para lembrar, o que gera energia são os raios solares, não o calor, por isso, os meses de maior produção são os do verão, porque os dias são mais longos, como explicou Abraão Algarve, diretor da Sunning: “No mês de dezembro, por exemplo, a nossa produção chegou a mais de 98.000 kwh. Em junho, durante o inverno, caiu para cerca de 52.000. Mas nesse caso específico de julho constatamos ainda que havia acúmulo de sujeira nas placas e, depois da manutenção periódica, a produção apresentou melhora.”
A conjuntura econômica atual tem mostrado o grande acerto da Udiaço na escolha da instalação da usina fotovoltaica em sua sede. Quando o estudo nos foi apresentado, a estimativa de economia para o primeiro ano era de aproximadamente R$ 350.000,00. Mas, com os recentes aumentos de tarifas, bandeiras amarelas, vermelhas e outras, esse ganho será ainda maior. O tempo médio de retorno do investimento na instalação de um sistema de energia solar é de três a seis anos. “Nossa expectativa de retorno de investimento é de quatro anos e oito meses, levando em conta que só teríamos bandeira verde tarifária no período. Ou seja, é um prazo conservador”, disse o diretor da Udiaço.
Deixe seu comentário