DISPARAM OS CUSTOS PARA A CONSTRUÇÃO DO GASODUTO TRANS MOUTAIN, ESTRATÉGICO PARA O CANADÁ
O controverso projeto de expansão do oleoduto Trans Mountain, no oeste do Canadá, que o governo nacionalizou em 2018, custará 70% a mais do que o esperado. O custo total do projeto aumentou, US $ 16,8 bilhões, disse a Trans Mountain em um comunicado à imprensa, citando a pandemia de Covid-19 e as inundações desastrosas na Colúmbia Britânica no outono passado como razões para o aumento das despesas. O cronograma de construção também mudou. A expansão do oleoduto deve ser concluída no terceiro trimestre de 2023 ao invés do final de 2022, acrescentou a empresa.
O oleoduto Trans Mountain existente transporta 300.000 barris de petróleo para a costa do Pacífico todos os dias. É o único oleoduto canadense que conecta Alberta, a principal província produtora de petróleo, e a Costa Oeste. Em 2018, o governo de Justin Trudeau anunciou a nacionalização desse pipeline considerado por ele como “estratégico” por US$ 4,4 bilhões. Agora, a vice-primeira-ministra e ministra das Finanças, Chrystia Freeland, procurou tranquilizar o público, dizendo que não haverá dinheiro público adicional investido no Projeto de Expansão Trans Mountain (TMX). “A TMX garantirá o financiamento necessário para concluir o projeto por meio de financiamento de terceiros, seja nos mercados de dívida pública ou com instituições financeiras. Como dissemos desde o início, nosso governo não pretende ser o proprietário do projeto a longo prazo”, afirmou. Ela reiterou que o oleoduto serviu “ao interesse nacional“. Em fevereiro de 2020, uma reavaliação do projeto já havia previsto que os custos saltariam para US$ 12,6 bilhões, um aumento acentuado em relação aos US$ 7,4 bilhões projetados anteriormente.
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