AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA DIZ QUE UNIDADES NUCLEARES NA UCRÂNIA NÃO FORAM AFETADAS E AINDA OPERAM

GROSSIA Ucrânia informou hoje (26) à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que os reatores de energia nuclear do país continuam operando com segurança, disse o diretor-geral Rafael Mariano Grossi (foto), reiterando seu apelo por contenção máxima para evitar qualquer ação que possa comprometer a segurança da usina. A Ucrânia disse à AIEA na quinta-feira que “forças armadas não identificadas” assumiram o controle das instalações da Empresa Especializada Estatal de Chornobyl (Central de Energia Nuclear), localizada dentro da Zona de Exclusão. O diretor-geral Grossi disse que é de vital importância que as operações seguras e protegidas das instalações nucleares da zona não sejam afetadas ou interrompidas de forma alguma.

Em relação aos relatórios de hoje de medições mais altas de radiação no local de Chornobyl, a autoridade reguladora da Ucrânia disse que elas podem ter sido causadasbandeira por veículos militares pesados agitando o solo ainda contaminado do acidente de 1986. A AIEA avalia que as leituras informadas pelo regulador – de até 9,46 microSieverts por hora – são baixas e permanecem dentro da faixa operacional medida na Zona de Exclusão desde que foi estabelecida e, portanto, não representam nenhum perigo para o público.

Em seu comunicado, a agencia diz que continua a acompanhar de perto este e outros desenvolvimentos na Ucrânia, com foco especial na segurança de seus reatores nucleares. “A AIEA está em contato constante com sua contraparte, que fornece regularmente informações atualizadas à Agência, disse o diretor-geral Grossi, acrescentando que continua seriamente preocupado com a situação geral na Ucrânia. A AIEA continuará a fornecer atualizações regulares sobre a situação”, declarou a agência.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of