ANP ABRE LICITAÇÃO PARA AUMENTAR FISCALIZAÇÃO DA MEDIÇÃO DE PRODUÇÃO DE ÓLEO E GÁS
Uma nova oportunidade para empresas focadas em medição. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) lançou no mercado, nos últimos dias, uma licitação para contratação de companhia especializada para auxílio e apoio técnico às atividades de fiscalização de sistemas de medição de petróleo e gás natural em plataformas e FPSOs. De acordo com a agência, a concorrência tem como objetivo ampliar a sua capacidade de fiscalização em unidades de produção no país. O regulamento da ANP prevê a presença de dois profissionais em cada auditoria. Isto é, um servidor da ANP, na função de liderança, acompanhado de um profissional contratado.
“A fiscalização feita pela ANP nessas instalações tem como objetivo verificar se os sistemas de medição estão atendendo às condições e aos requisitos técnicos contidos no Regulamento Técnico de Medição de Petróleo e Gás Natural (RTM) e suas normas aplicáveis, de forma a garantir a credibilidade dos resultados de medição. As fiscalizações são feitas tanto in loco (ou seja, verificando os equipamentos nas próprias instalações) quanto por meio de análise documental”, disse a agência, em comunicado.
O contrato com a empresa vencedora da licitação terá duração de 24 meses, podendo ser prorrogado, por interesse das partes, até o limite de 60 meses. A medição dos volumes de petróleo e gás produzidos possui impacto direto na arrecadação de participações governamentais (como royalties), na gestão de reservatórios, no controle operacional de equipamentos e nos contratos de transporte de gás natural. O edital completo está disponível neste link. Outras informações sobre a licitação podem ser encontradas na página da ANP.
Deixe seu comentário