BENTO ALBUQUERQUE PARTICIPA DE EVENTO QUE MARCOU O PRIMEIRO ANO DA NOVA LEI DO GÁS

seminarioO Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou hoje (11) de um evento em Sergipe que marcou o primeiro ano da Nova Lei do Gás. Durante o encontro, ele destacou alguns dos principais resultados conquistados até aqui com a nova legislação. O ministro ressaltou ainda que a transição para um mercado com maior concorrência demanda certo tempo e que será preciso um período de transição.

Estamos em fase de transição do novo mercado de gás. Afinal, nossa lei tem apenas um ano. A experiência europeia demonstra que a transição não é imediata. Mas, essa mesma experiência também indica o que podemos fazer para reduzir o período de transição”, declarou. O ministro lembrou ainda que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou na última semana uma nova resolução com diretrizes e aperfeiçoamentos da política pública para a transição para um mercado concorrencial de gás natural.

FQEcIbaXMAE1l8w

Bento Albuquerque e Laércio Oliveira

Para o futuro, Albuquerque vê que um dos próximos passos será melhorar a atual regulamentação, em parceria com os governos estaduais “Os estados como um todo tem que vir para esse Novo Mercado”, disse o ministro, que afirmou também que Sergipe já está totalmente integrado ao Novo Mercado de Gás. “Mas não basta só Sergipe estar integrado. O Brasil todo deve estar integrado. E é isso que estamos trabalhando no âmbito do Confaz e também estamos trabalhando com os estados”, acrescentou.

Falando especificamente de Sergipe, o ministro de Minas e Energia relembrou que a Petrobrás declarou a comercialidade de sete campos na costa do estado no último ano. “Vão ser instalados dois FPSOs com capacidade de produção de 120 mil barris de petróleo por dia e 8 milhões de m³ por dia de gás natural. A produção será iniciada já em 2026, com investimentos da ordem de US$ 2 bilhões. Além destes novos campos, temos mais 9 áreas sob exploração nas águas de Sergipe, operadas pela ExxonMobil, em parceria com as empresas Murphy e Enauta”, concluiu.

Além de Albuquerque, participaram do evento o relator da Nova Lei do Gás na Câmara, Laércio Oliveira, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Sergié, José Augusto Carvalho, autoridades locais e representantes da indústria.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of