PETROBRÁS DECLARA COMERCIALIDADE DE SETE CAMPOS NA BACIA DE SERGIPE-ALAGOAS

fernando-borges-2-300x241Uma notícia muito importante para encerrar o noticiário de óleo e gás de 2021. A Petrobrás afirmou na noite de hoje (30) que apresentou as declarações de comercialidade de campos de petróleo e gás na Bacia de Sergipe-Alagoas. As áreas estão dentro dos blocos BM-SEAL-4, BM-SEAL-11, BM-SEAL-4A e BM-SEAL-10. As denominações sugeridas para os novos campos foram: Budião, Budião Noroeste, Budião Sudeste, Palombeta, Cavala, Agulhinha e Agulhinha Oeste.

Estamos viabilizando uma nova fronteira de desenvolvimento de produção de óleo e gás. Para chegar aos reservatórios com óleo de excelente qualidade, temos que superar lâmina d’água acima de 2.400 metros, o que nos traz diversos desafios para a implantação do projeto, inclusive com a adoção de novas tecnologias”, disse o diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Fernando Borges. O executivo ressaltou ainda que, durante a fase exploratória, a empresa atingiu o recorde nacional de profundidade d’água na perfuração de um poço, com 2.990m –  equivalente à altura do Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil.

SEAP

Mapa dos novos campos da Petrobrás – clique para ampliar

A ideia da Petrobrás é desenvolver a produção desses sete campos por meio de dois módulos. A primeira plataforma a ser instalada na região será a P-81, que fará parte do módulo Sergipe Águas Profundas (SEAP) I. O início de produção da embarcação está previsto para 2026. A planta terá capacidade de produzir 120 mil barris de óleo/condensado e escoar 8 milhões de m³ de gás por dia. Já a segunda plataforma, que irá compor o SEAP II, ainda está em fase de planejamento.

Os módulos SEAP I e II incluem a implantação de um novo sistema de escoamento de gás ligando os dois módulos de Produção à costa Sergipana, com capacidade de 18 milhões de m³ por dia, que está em fase de planejamento, e com início de operação previsto para após o horizonte do Plano Estratégico 2022-2026. A Petrobras é operadora das Concessões BM-SEAL-4A e BM-SEAL-10 com 100% de participação. A empresa também é operadora na Concessão BM-SEAL-11 com 60%, em parceria com a IBV Brasil Petróleo Ltda. (40%); e na Concessão BM-SEAL-4 com 75%, em parceria com a ONGC Campos Ltda. (25%).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of