OLEODUTO DO EQUADOR NA AMAZÔNIA VOLTARÁ A OPERAR AMANHÃ DEPOIS DE TER PASSADO POR UMA INTERRUPÇÃO

equadorO oleoduto de petróleo pesado do Equador reiniciará seu bombeamento amanhã (31) depois da conclusão da manutenção realizada para resolver problemas causados pela erosão na região amazônica do país. As exportações de petróleo  da Napo recomeçarão no dia  3 de janeiro, próxima segunda-feira (3). A informação é da empresa de transporte de petróleo equatoriano OCP. O governo do presidente Guillermo Lasso declarou força maior sobre suas exportações de petróleo e sobre os contratos de produção, depois que a erosão na região forçou a suspensão do bombeamento do oleoduto OCP, de propriedade  privada e do oleoduto SOTE, pertencente à estatal de petróleo do país.  Um comunicado da empresa diz que “a OCP Equador conseguiu concluir a construção do desvio com antecedência e está pronta para reiniciar as operações em 31 de dezembro, uma semana antes do planejado inicialmente”.

O novo desvio se estende por cerca de 4 quilômetros e está localizado na área de Piedra Fina onde, no início de dezembro, foi constatado o reinício do avanço da erosãogasoduto regressiva ao longo do rio Coca. O oleoduto SOTE, operado pela estatal Petroecuador, tem previsão de início de bombeamento a partir das primeiras horas da manhã de amanhã, quando for concluída a construção do sétimo desvio do duto. O impacto do fechamento do gasoduto pode chegar a cerca de US$ 600 milhões, de acordo com o governo.

O país registrou uma produção de 91.479 barris de petróleo em 27 de dezembro, ante uma média de 485.000 barris por dia antes da emergência atingir a indústria de petróleo do Equador, de acordo com o ministério de energia. Em abril de 2020, os dois dutos do país sofreram rompimento devido ao afundamento de terras na região, o que levou o país a declarar força maior nas exportações e reduzir os níveis de produção. A erosão regressiva ao longo do rio Coca começou no ano passado e também ameaçou a captação de água da hidrelétrica Coca Codo Sinclair, a maior do país, e já fechou uma das principais

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of