RÚSSIA DECIDIU CORTAR O FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL PARA A POLÔNIA E A BULGÁRIA

Andrzej-Duda-795x447A invasão da Ucrânia pela Rússia ganha novos desdobramentos que respingam no setor energético mundial. A estatal russa Gazprom anunciou que interromperá a partir de hoje (27) o fornecimento de gás para para Polônia e Bulgária. A medida é uma resposta do Kremlin aos governos dos dois países, que se recusaram a pagar as importações em rublos, conforme exigido pelo governo de Moscou.

O ministro da Energia da Bulgária, Alexander Nikolov, disse que “está claro que no momento o gás natural está sendo usado mais como uma arma política e econômica na guerra atual”. Já o presidente da Polônia, Andrzej Duda (foto), prometeu que irá adotar uma ação legal contra a russa Gazprom por quebra de contrato.

A empresa polonesa de gás PGNiG detalhou, por sua vez, que se recusa a pagar o gás russo em rublos. Além disso, a empresa anunciou também que vai buscar indenização por danos causados pela quebra de contrato. O governo da Polônia diz que está pronto para enfrentar a interrupção de fornecimento de gás da Rússia e que não haverá falta do insumo nas residências do país.

Enquanto isso, a empresa Bulgargaz disse que “lado búlgaro cumpriu integralmente suas obrigações e fez todos os pagamentos exigidos por seu contrato atual em tempo hábil, estritamente e de acordo com seus termos”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of