ELETRONUCLEAR PREPARA LICITAÇÕES PARA SIMULADOR E COMPONENTES DA USINA DE ANGRA 3

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

ricardo dos santos_diretor técnicoCom a retomada das obras de Angra 3 batendo às portas, a cadeia fornecedora como um todo vive a expectativa de possíveis novas possibilidades de negócios com a Eletronuclear. Durante o evento Nuclear Summit 2022, a estatal detalhou um pouco quais devem ser as próximas oportunidades que podem ser apresentadas para o mercado ao longo dos próximos meses. Em um olhar de relance na lista, chama a atenção a possibilidade da nova licitação para contratação do simulador de Angra 3. Além disso, a Eletronuclear deve também buscar no mercado o fornecimento de alguns componentes para a usina. Essas informações foram apresentadas durante o evento pelo diretor técnico da estatal, Ricardo Santos.

angra-3-3Especificamente sobre o simulador de Angra 3, o executivo disse que não pode cravar em que momento a concorrência será lançada. Contudo, Santos disse ter expectativa que a licitação possa ser apresentada ao mercado dentro de dois meses – ou seja, até o final de junho, aproximadamente.

Em linhas gerais, o simulador será usado para formar, qualificar e licenciar os futuros profissionais que vão operar a usina. Por mais que Angra 3 seja uma “irmã gêmea” de Angra 2, a nova usina nuclear precisará de um simulador próprio. Isso porque os sistemas da sala de controle de Angra 3 serão totalmente digitais, diferentemente de Angra 2. O diretor da Eletronuclear acrescentou ainda que a estatal deve contratar também serviços de apoio para elaborar o desenho do prédio do simulador.

Santos lembrou ainda que quando as obras de Angra 3 foram interrompidas, em 2015, muitos contratos para fornecimento de componentes e equipamentos precisaram ser paralisados. Com a retomada da construção, prevista para agosto, a Eletronuclear está em renegociação com várias dessas empresas fornecedoras, buscando reiniciar os contratos. Contudo, devido à crise na economia e à pandemia de covid-19, muitas dessas fornecedoras não serão mais capazes de entregar os componentes.

(FILE) Technicians check the contaminati[Por isso], muitas oportunidades podem aparecer no mercado, em termos de negócio. Baseado em debates que já tivemos com diferentes empresas, eu acho que vamos enviar algumas oportunidades para o mercado, em relação ao fornecimento de componentes para Angra 3, devido a esses problemas que afetaram algumas empresas brasileiras”, disse o diretor da Eletronuclear. A lista de possíveis serviços que devem ser contratados para Angra 3 incluem ainda apoio para supervisionar a construção civil, além do fornecimento de trocadores de calor, tanques, bombas, entre outros componentes.

O diretor mencionou ainda que a Eletronuclear deve recrutar novos profissionais ao longo do ano para ampliar o seu time – hoje, composto por cerca de 1.700 colaboradores. “Temos a equipe para manter as duas usinas em operação. Mas não temos toda a equipe necessária para dar um apoio à construção de Angra 3, à extensão de vida de Angra 1 e à modernização de Angra 2”, explicou.

angraSantos acrescentou que a contratação de novos colaboradores será apenas parte da solução. “Até recrutar, treinar e qualificar esses funcionários, isso vai levar um tempo. Eles serão produtivos para o futuro próximo, não para as necessidades que temos agora”, afirmou. Por isso, além do recrutamento de novos funcionários, a Eletronuclear também deve contratar empresas de engenharia temporariamente, estabelecer parcerias de longo prazo para operacionalização e gerência das atividades, e contratar pessoas experientes no mercado internacional.

O Nuclear Summit 2022 está sendo realizado pela Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN) e conta com a parceria da World Nuclear Association (WNA) e da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A programação do encontro seguirá até amanhã (28), debatendo oportunidades de negócios na geração nuclear, participação feminina na indústria nuclear, mineração e combustível.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of