USP APROVA CRIAÇÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE CONTABILIDADE E CONTROLE DE MATERIAIS NUCLEARES
A Comissão de Pós-Graduação da USP aprovou a criação da disciplina Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares. Alguns dos objetivos do novo curso são apresentar as principais aplicações da contabilidade e controle de materiais nucleares, descrever o fluxos de materiais nucleares através de todas as etapas do ciclo de combustível nuclear, entre outros. O docente responsável pelas aulas será o professor Marco Antonio Saraiva Marzo.
O novo curso faz parte do programa de pós-graduação do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP. As aulas, na modalidade virtual, serão iniciadas no dia 16 de setembro. Ao todo, serão realizadas 12 aulas, de 3h cada. O formulário de inscrição e as informações complementares estão no site do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. As matrículas poderão ser feitas nos dias 22 e 23 de agosto.
Embora a disciplina seja oferecida para alunos regulares de pós-graduação, alunos especiais podem se matricular. Esses estudantes, se aprovados, receberão um atestado que cursaram a disciplina. A contabilidade e o controle de materiais nucleares encontram inúmeras aplicações na indústria nuclear, tanto na operação segura e eficiente, como na segurança física de plantas nucleares e, em particular, na área de salvaguardas nucleares, onde o Brasil assumiu compromissos em âmbitos regional e internacional.
“Assim, é de grande importância o conhecimento das metodologias e tecnologias que devem ser empregadas para a determinação do inventário e dos fluxos de materiais nucleares em todas as instalações que manuseiam e processam material nuclear, tais como plantas nucleares industriais e experimentais, e centros de pesquisas nucleares”, escreveu o professor Marzo na emenda do curso.
Deixe seu comentário