POR FALTA DE APOIO INTERNO, A CANADENSE TC ENERGY BUSCA MERCADO FORA E ACERTA CONSTRUÇÃO DE UM GASODUTO NO MÉXICO

mexicoA TC Energy (TransCanada) vai construir um novo gasoduto, mas no México e não em sua terra natal. A companhia anunciou o acordo para construir um gasoduto de US$ 4,5 bilhões que abastecerá as regiões central e sudeste do México. Espera-se que ele tenha 715 quilômetros e fique ao largo da costa sudeste mexicana, iniciando suas operações em 2025. A TC Energy está fazendo no México o que atualmente é quase impossível no Canadá: construir infraestrutura de energia. O projeto Coastal Gaslink, a 670 quilômetros de Dawson Creek, British Columbia (BC), através das Montanhas Rochosas, até Kitimat, foi proposto pela primeira vez há uma década. A aprovação dos parceiros das Primeiras Nações ao longo da rota foi obtida em 2014 e 2015 e o governo da BC aprovou o projeto em 2016. A construção está um pouco mais da metade concluída e deve terminar no próximo ano, mais de uma década após a primeira proposta.

primeiro ministro canadense, Justin Trudeau, um adversário dos empresários da indústria petroleira canadense

Primeiro ministro canadense, Justin Trudeau, um adversário dos empresários da indústria petroleira canadense

Pelo menos esse projeto vai adiante. Em 2017, a empresa cancelou o projeto Energy East Pipeline que levaria petróleo de Alberta e Saskatchewan para portos e refinarias em New Brunswick. Foi visto como uma maneira de obter o petróleo canadense para substituir o petróleo saudita importado para o leste do Canadá e também dar aos produtores outra rota de exportação que não dependia dos Estados Unidos. A empresa eliminou a Energy East devido às condições impostas pelo governo Trudeau exigindo que a empresa contabilizasse as emissões de gases de efeito estufa a montante e a jusante, o que significa emissões criadas quando o produto foi retirado do solo e também todas as emissões quando o produto final foi usado.

O Conselho Nacional de Energia nunca havia imposto tais condições e não as estava impondo a outros projetos que  Trudeau favoreciam na época, como o Energie Saguenay. O governo Trudeau também cancelou o projeto Northern Gateway Pipeline em 2016, um ano depois de assumir o cargo, e atrasou ou impediu mais de uma dúzia de propostas de terminais de exportação de gás natural liquefeito nas costas leste e oeste,  embora os apoiadores de Trudeau apontem a compra do oleoduto TransMountain por seu governo como prova de que não são contra a indústria de petróleo e gás.

Empresas canadenses investindo no exterior e não no Canadá

Empresas canadenses investindo no exterior e não no Canadá

Os aliados canadenses na Europa têm pedido ajuda em energia. A resposta do governo Trudeau não foi acelerar nenhum processo para obter com segurança gás natural canadense limpo e verde para substituir o produto da Rússia, mas falar sobre afastar-se do petróleo e do gás para atender às metas climáticas do Canadá. Especialistas canadenses acreditam que, por essas razões, empresas como a TC Energy estão assinando acordos fora do país, sem investir, como costumavam fazer, no seu próprio país.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of