LEILÃO DA OFERTA PERMANENTE DE BLOCOS DO PRÉ-SAL ACONTECERÁ NO DIA 16 DE DEZEMBRO
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou a abertura do ciclo do primeiro leilão da Oferta Permanente de Partilha de Produção (OPP), que irá vender até 11 blocos da região do pré-sal. O certame foi agendado para o dia 16 de dezembro. Neste ciclo, serão disponibilizados os blocos de Ágata, Água Marinha, Bumerangue, Cruzeiro do Sul, Esmeralda, Itaimbezinho, Jade, Norte de Brava, Sudoeste de Sagitário, Tupinambá e Turmalina, localizados nas Bacias de Campos e Santos. A Petrobrás exerceu o direito de preferência em relação aos blocos de Água Marinha e Norte de Brava, com percentual de 30% de participação.
O prazo para preenchimento de formulário de inscrição, entrega de documentos de inscrição e pagamento da taxa de participação no leilão ficará aberto até o dia 24 de agosto. Até o momento, oito empresas tiveram suas inscrições aprovadas pela agência: BP Energy; Chevron; CNODC; CNOOC; Petrobrás; Petronas; Shell e TotalEnergies.
A ANP também aprovou a qualificação da Shell como “Operadora A+”. Essa é uma novidade trazida dentro do sistema de Oferta Permanente. Em suma, a qualificação é uma exigência para a habilitação da empresa como operadora de blocos objetos da Oferta Permanente de Partilha de Produção. “Novos pareceres de qualificação de empresas para a OPP serão analisados nas próximas reuniões da Comissão Especial de Licitação”, destacou a ANP.
O prazo para que todas as licitantes inscritas apresentem declarações dos blocos de interesse acompanhadas de garantia de oferta para os blocos do certame será encerrado no dia 10 de outubro. A divulgação dos blocos em oferta no Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção, isto é, aqueles que foram objeto de interesse por uma ou mais companhias, acontecerá no dia 25 de outubro.
Deixe seu comentário