EPE E APEX-BRASIL FECHAM PARCERIA PARA ATRAIR INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS PARA O SETOR ENERGÉTICO
De olho em ampliar os esforços para atração de investimentos estrangeiros no setor de energia nacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinou um novo protocolo de intenções com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A ideia da parceria é ajudar a aumentar a atratividade do país, de modo que investidores internacionais apliquem novos recursos no segmento energético brasileiro. Segundo a própria EPE, o setor de energia nacional foi destino de cerca de 38% dos investimentos estrangeiros entre 2019 e 2021. Participaram da solenidade, realizada na sede da Agência, em Brasília, os presidentes da ApexBrasil, Augusto Pestana, e da EPE, Thiago Barral, além da gerente de Investimentos da ApexBrasil, Helena Bonna Brandão, e da diretora de Petróleo, Gás e Combustíveis da EPE, Heloisa Borges.
O protocolo se destina a criar um marco para atuação conjunta de ambas as instituições, parceria que, segundo Barral, já acontece há anos. “As missões institucionais da ApexBrasil e da EPE são convergentes em vários pontos e isso nos possibilitou agir conjuntamente em diversas ocasiões. Esse protocolo vem formalizar essa parceria e abrir novas possibilidades”, comentou.
O Portfólio de Investimentos em Petróleo & Gás 2022 é um dos frutos da cooperação entre as instituições. O documento, elaborado em inglês, traz informações qualificadas de alto nível sobre oportunidades de investimento em 61 projetos de infraestrutura brasileiros, tendo como público-alvo os investidores estrangeiros. Ambas as instituições também colaboraram em importantes eventos do setor energético como a Rio Oil & Gas, o maior fórum deste segmento na América Latina, a Offshore Technology Conference (OTC), realizada nos Estados Unidos, e a Adipec, um dos principais eventos de energia do Oriente Médio.
Já Heloísa Borges destaque que a EPE, por ser uma empresa de pesquisa, tem a oportunidade de contribuir com conhecimentos técnicos referentes a oportunidades de investimentos, por exemplo, para algumas das ações empreendidas pela ApexBrasil. “Por outro lado, a ApexBrasil oferece uma ampla plataforma para expormos esses conteúdos o que, para a EPE, é extremamente positivo, além do portfólio de investidores que a Agência tem e da relação estreita com diversos mercados internacionais. Ou seja, temos muitas sinergias”, disse ela.
De acordo com a EPE, o setor de Petróleo & Gás é responsável por cerca de 15% do PIB industrial do Brasil que é, atualmente, o 9º maior produtor de petróleo do mundo, conforme dados do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP). Além disso, em 2022, a produção de energia solar e eólica chegou a números recordes, de 14 GW e 22 GW, respectivamente. Somados, ambos os montantes são suficientes para fornecer energia limpa para mais de 40 milhões de brasileiros. Para impulsionar ainda mais o setor, uma portaria interministerial, publicada pelos Ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente, permite a ampliação da exploração das energias eólicas marinhas, chamadas de offshore. O Brasil tem potencial para gerar 700 GW em alto mar, equivalentes à energia gerada por 50 usinas de Itaipu Binacional.
Deixe seu comentário