ABSOLAR ANUNCIA QUE FONTE SOLAR JÁ SOMA 22 GW DE POTÊNCIA INSTALADA NO BRASIL | Petronotícias





ABSOLAR ANUNCIA QUE FONTE SOLAR JÁ SOMA 22 GW DE POTÊNCIA INSTALADA NO BRASIL

sauaiaO setor brasileiro de geração solar conquista novos avanços. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a fonte agora soma uma potência instalada de 22 GW no país, levando em consideração as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos. O número equivale a 10,8% da matriz elétrica do Brasil.

Segundo o levantamento da Absolar, de janeiro até a metade de novembro deste ano, a energia solar cresceu 59,4%, saltando de 13,8 GW para 22 GW. Nos últimos 150 dias, o ritmo de crescimento tem sido de praticamente um GW por mês, o que coloca a fonte na terceira posição da matriz elétrica brasileira (julho: 16,4 GW, agosto: 17,5 GW, setembro: 18,6 GW, outubro: 21,1 GW, novembro: 22 GW).

A associação estima que, desde 2012, a fonte solar já trouxe ao Brasil cerca de R$ 114,2 bilhões em novos investimentos. “Finalmente, o Brasil acordou para a energia solar e seus benefícios, cujo crescimento acelerado colocará, em breve, a fonte fotovoltaica na segunda posição da matriz elétrica nacional”, comentou o CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia. “A fonte ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população”, acrescentou.

O Brasil possui mais de 7 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte. No segmento de geração própria de energia, são praticamente 15 GW de potência instalada da fonte solar.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of