PROJETO SOCIAL DA SKIC LEVA EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS NO ESPÍRITO SANTO | Petronotícias




faixa - nao remover

PROJETO SOCIAL DA SKIC LEVA EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS NO ESPÍRITO SANTO

SKICComprometida em promover o desenvolvimento das comunidades das regiões em que atua, a SKIC (Sigdo Koppers Ingieneria Y Construccion), uma das principais empresas de Engenharia e Construção da América Latina, vem desenvolvendo projetos de responsabilidade social em diferentes localidades do País. Um dos mais recentes é o Projeto Social Alavanca Educação, criado e realizado por sua iniciativa, que beneficiou 160 crianças e jovens, de 06 a 14 anos, em estado de vulnerabilidade, que vivem em quatro bairros do município de Serra (ES): Central Carapina, Novo Horizonte, Planalto Serrano e Ourimar.

O objetivo do projeto Alavanca Educação foi proporcionar um complemento escolar, com base no nível de defasagem de cada aluno, que possibilite a qualificação das crianças e jovens nas matérias escolares de português e matemática, além de inglês e desenvolvimento de competências socioemocionais e conteúdos básicos de cidadania.

SKIC2Iniciado em julho de 2022, com duração de quatro meses, o projeto atendeu as crianças e jovens em polos educacionais instalados nos quatro bairros de Serra (ES). Cada aluno contou com um plano educacional personalizado, definido a partir de um diagnóstico MAPA (Momento de Avaliação para Aprendizagem), que identificou as lacunas de defasagem educacional individual. As aulas, com duração de 3h30, foram realizadas cinco vezes por semana.

A SKIC idealizou este projeto a partir de um diagnóstico social prévio da região. Contratamos uma instituição educacional para o desenvolvimento pedagógico e custeamos todos os custos com alimentação, infraestrutura, uniforme e kits escolares para as crianças”, afirma Rafaela Batista, coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da SKIC. Ela conta que todo o desenvolvimento do projeto, desde a idealização à contratação dos profissionais executores, foi pensado e realizado pela empresa.

Para obter êxito e melhoras significativas na recuperação da defasagem educacional, o Alavanca utilizou metodologias ativas educacionais como aprendizagem baseada em soluções de projetos e problemas (design thinking), culture maker e ensino por competências”, conta Rafaela. As crianças atendidas tiveram aulas de linguagem e matemática às segundas e quartas; aulas de inglês às terças e quintas, e, às sextas, “aulas de descobertas”, com temas transversais que abordam temáticas complementares ao desenvolvimento pedagógico dos estudantes, como sustentabilidade, bem-estar, meio ambiente, cidadania, entre outros.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of