EBSE SUPERA RECUPERAÇÃO JUDICIAL, DOBRA SEU FATURAMENTO E DEFENDE AMPLIAÇÃO VELOZ NO CONTEÚDO NACIONAL
O nosso convidado para participar do Projeto Perspectivas 2023 é o empresário Marcelo Bonilha, Presidente da EBSE, uma das mais antigas empresas brasileiras, referência em caldeiraria pesada em toda a América Latina, que atua fornecendo, tubos, equipamentos e serviços especiais para todas as indústrias pesadas brasileiras. É, em sua essência, uma empresa de soluções de engenharia. Bonilha, como é conhecido, acredita que neste novo ano os negócios serão melhores, principalmente nos setores de óleo e gás, energia, saneamento e papel e celulose. A empresa deixou sua recuperação judicial e em 2022 dobrou o seu faturamento, com obras para grandes players do mercado em sua longa diversificação. Ele pede mais abrangência na política de conteúdo nacional que está em prática. Apenas esta decisão será capaz de criar milhares de empregos na indústria brasileira. Vê 2023 com os bons olhos do otimismo nos negócios. Vamos saber, então, como a EBSE se comportou em 2022 e quais são as suas perspectivas para este novo ano prestes a começar sob a batuta de um novo governo:
– Como foi o ano de 2022 para a EBSE?
– Posso dizer que foi um bom ano, extremamente positivo. Nós voltamos a crescer e dobramos o nosso faturamento. Entregamos equipamentos complexos, fabricados em aços especiais, inoxidável e duplex, para a SBM, na obra do FPSO para o campo de Mero. Esses equipamentos possuíam grandes dimensões. Mais do que nunca, estamos consolidando nossa liderança no mercado de fabricação de equipamentos offshore no Brasil.
Fortalecemos também a nossa unidade de serviço, com um destaque especial para o contrato de manutenção dos navios polares e os navios de guerra da Marinha do Brasil. A substituição das comportas do Guandu para a CEDAE e também a montagem do Bloco 40, trecho do submarino onde será instalado o reator nuclear de propulsão, para a NUCLEP. Para a EBSE, a unidade de serviços é fundamental para o seu planejamento estratégico na busca do crescimento sustentável da empresa.
Também foi um ano de concretizarmos a nossa parceria com a Schulz na operação da fábrica que fica no Norte Fluminense, na cidade de Campos dos Goitacazes. Ela tem uma relevância muito grande para os empreendimentos que possuem tubulação com aços especiais e, nesse ano de 2022, além de fabricarmos tubos começamos também a fabricar conexões, aumentando a diversificação de nossos produtos e agregando mais valor. Começamos a montagem da nossa linha de fabricação de tubos helicoidais e temos boas perspectivas de negócios para o ano de 2023, principalmente no setor de saneamento.
Este ano também ficará marcado positivamente para a EBSE pois foi o ano no qual encerramos a nossa recuperação judicial, que foi iniciada em 2017. Mesmo com a grande crise do nosso mercado, agravada ainda mais com a covid-19, conseguimos cumprir nosso plano, o que possibilitou o encerramento do processo de recuperação.
– Que medidas o governo poderia tomar para melhorar o ambiente de negócios?
– Mais uma vez estamos começando um novo Governo e, cada vez que há uma mudança, o mercado fica apreensivo com as novas políticas que serão adotadas. Na minha opinião, esse novo governo do presidente Lula poderia ousar ampliando a abrangência do conteúdo nacional para outros setores além do offshore, como: downstream, nuclear, energia e saneamento. Esta decisão geraria milhões de empregos e impulsionaria extremamente a nossa indústria. Saímos recentemente de uma pandemia que nos fez ver que somos muito dependentes da China para os produtos manufaturados, isso sem contar a guerra da Ucrânia, que desestabilizou todo o mercado mundial, principalmente na produção de grãos, aço e energia.
O governo precisa discutir com os empresários uma política industrial que seja sustentável a médio e longo prazo. Isto salvaria e geraria muitos novos empregos. As reformas tributária e administrativa ajudariam muito também na retomada do crescimento do país.
– E as perspectivas de negócios para 2023?
Acredito que, apesar de estarmos começando com um novo governo, o ano de 2023 será um ano muito melhor, com muito mais negócios no mercado, além do fato de a EBSE estar mais diversificada. Temos uma perspectiva de grandes negócios para o mercado de saneamento. Nesse segmento, além de serviços, poderemos agora atender também com fornecimento de tubulação, visto a inauguração da nossa nova linha de fabricação de tubos helicoidais.
Alguns projetos offshores estão na fase de contratação dos serviços e equipamentos, além de outros projetos previstos de serem contratados nesse ano. Como a EBSE tem a liderança nacional nesse mercado, acredito que teremos muitos equipamentos para fabricarmos. Existe previsão de pelo menos 3 novos projetos no mercado de papel e celulose.
Acredito também que finalmente teremos a licitação para a montagem de Angra 3, o que permitirá a contratação de serviços e fornecimentos diversos para o ano de 2024. Enfim, estou muito otimista para esse ano que se inicia.
Deixe seu comentário