DECISÃO EQUIVOCADA DA PREFEITURA COLOCA EM RISCO A GERAÇÃO DE EMPREGOS NA USINA DE ANGRA 3
Uma decisão sem pé nem cabeça que até agora está causando muita estranheza no setor nuclear. A prefeitura de Angra dos Reis (RJ) decidiu embargar a construção da usina nuclear de Angra 3, alegando uma mudança de projeto urbanístico e o atraso no repasse financeiro pela cessão do terreno. O prefeito da cidade, Fernando Jordão, declarou que a Eletronuclear (empresa responsável pelo projeto) assinou um termo de compromisso no valor de R$ 264 milhões, que até agora, segundo ele, não estaria sendo cumprido. A situação levou a questionamentos no setor, e há até quem brinque dizendo que o prefeito está querendo reviver um quadro do Programa Silvio Santos, o “Topa Tudo por Dinheiro”.
A Eletronuclear, por sua vez, nega as irregularidades apontadas pela prefeitura. A empresa também disse que até agora, mesmo após vários dias após decisão da prefeitura, não conseguiu ter acesso à fundamentação do processo que originou a decisão de embargar a obra. A companhia frisou também a importância econômica do empreendimento, que vai empregar diretamente milhares de trabalhadores, além de gerar diversos empregos indiretos em outras atividades da região.
Veja abaixo a íntegra da nota emitida pela Eletronuclear:
“A Eletronuclear recebeu com surpresa a notificação de embargo das obras da Usina Nuclear Angra 3 pela Prefeitura de Angra dos Reis nessa quarta-feira, 19 de abril. Até o momento, a empresa não teve acesso à fundamentação do processo que originou a decisão da prefeitura e, portanto, não pode se manifestar sobre o assunto.
Vale lembrar que a Usina Nuclear Angra 3 é um empreendimento estratégico para o país e que já foram investidos mais de R$ 8,5 bilhões na obra. Além disso, a usina é importante não apenas porque gerará energia elétrica limpa e segura para atender às necessidades do país, mas também para o desenvolvimento socioeconômico da região de Angra dos Reis. A obra empregará diretamente milhares de trabalhadores, além de gerar diversos empregos indiretos em outras atividades da região.
A conclusão da obra trará benefícios significativos para a economia local e para a população, por meio da geração de novos empregos, do aumento da arrecadação de impostos e do desenvolvimento de novos negócios e atividades econômicas.
A Eletronuclear está empenhada em concluir a obra da Usina Nuclear Angra 3 de forma segura e responsável, em conformidade com as normas e regulamentações aplicáveis, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região e do país como um todo.
A empresa reafirma o seu compromisso com a segurança e a transparência em todas as suas atividades e está em contato com as autoridades competentes para buscar esclarecimentos sobre a decisão da prefeitura de Angra dos Reis. Além disso, existe o empenho em resolver a situação da forma mais rápida e eficiente possível, para garantir a continuidade das obras e a entrega do empreendimento no prazo estabelecido.“
Veja também abaixo um vídeo do prefeito de Angra, Fernando Jordão, justificando sua decisão:
A Eletronuclear vão ficar esperando sem fazer nada ?
Realmente o Cade tem que investigar a Eletronuclear de novo pois se fosse uma empresa privada já teria procurado a justiça.
E um grupo de senadores e deputados ( que tem acesso ao STF ) acabo de criar um grupo para promover a energia nuclear. Mas voces não vão fazer nada.
Triste.
Pronto. Projeto dos anos 70 com todos licenciamentos e ações legais tomadas. E agora vem um politicalho de m… querer aparecer. A Eletronuclear tem profissionais altamente capacitados e não iriam deixar passar bobagens. Infelizmente o povo vota errado…depois paga o pato. Angra 3 é obra necessária.
Tem que investigar a Prefeitura de Angra dos Reis, pois estão na gestão quem ja foi preso por denuncias de corrupção e estào chantageando a Eletronuclear por dinheiro, mas não tem projetos. Fora Fernanfo Jordão
Seguro???vejam Fukushyma no Japão. Chernobyl na Rússia e muitos outros projetos abandonados. Dinheiro jogado fora com alto risco ambiental. Devemos apoiar os projetos de energia solar. A Alemanha acabou de fechar sua última usina nuclear em funcionamento. E agora quem constrói uma casa tem que ter placas solares. O Brasil é o País com maior incidência solar do Mundo.
Colega Eugênio, pare de ser papagaio de pirata e vai pesquisar a fundo sobre esses 2 acidentes. Só aconteceu aquele acidente em Chernobyl por falha humana e erro de projeto e fukushima foi erro de projeto também. Depois desses acontecimentos a segurança é inspeção das usinas ficaram muito rigorosas
Colo sempre Jordão ladrão,essa angra não melhora por causa dessa família ,sempre nos mesmo no poder,quer 264 milhões pra por no bolso , vergonha,maior ladrão.pq não pede apenas pra ela criar cursos e capacitar.os marcadores local com formação de pessoal praesa,não essa extorsão
Trata-se de uma obra de valor inestimável para o Brasil.
Se há detalhes urbanísticos para acertar creio não ter sido necessário o embargo da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis RJ BRASIL.
Quanto a parte política partidária é de se esperar, paciência
http://www.Facebook.com/AEAP-RJ
O embargo das obras é tão absurdo, pois o Prefeito busca, na verdade, tentar coagir o ELETRONUCLEAR para receber um valor que cita, deixando milhares de trabalhadores ao relento, direta e indiretamente. São erros deste tipo, que destroem o progresso do Brasil, por políticos com mentalidade tacanha, que cuidam de seus municípios como se fossem o “quintal de suas casas”!
Caso a decisão não tenha uma justificativa técnica e verdadeira o prefeito deveria ser destituído cargo e investigado.Acredito mais na Eletronuclear e seu quadro técnico do que num burocrata.