NA LUTA CONTRA FRAUDES, A ENEL ENCONTRA DIVERSOS “GATOS” EM INSTALAÇÕES COMERCIAIS EM BAIRROS DE SÃO PAULO
Assim como a Light no Rio de Janeiro, a Enel Distribuição São Paulo encontrou fraudes no consumo de energia em 46 estabelecimentos comerciais na região Metropolitana de São Paulo apenas no último mês. As operações planejadas pela distribuidora foram executadas com o apoio da Polícia Civil. Ao todo, foram vistoriados 53 locais, dos quais 46 apresentavam alguma irregularidade na medição do consumo de energia. Sem esse apoio, as empresas distribuidoras vão continuar a perder muito dinheiro, em níveis de milhões, como a Light no Rio, que vive um momento de grande perigo, com milhares de desvios de energia nas favelas do Rio, sem que seus profissionais possam entrar para corrigir o problema ou criar um problema social ao desligar a energia de todas as comunidades.
Entre os locais onde foram encontradas as fraudes estão bares e lanchonetes em geral, como pizzarias, além de minimercados e mercearias, sorveterias, açougues, pequenas indústrias e até quadras de futebol, em diferentes bairros, entre eles Pinheiros, Mooca, Grajau, São Mateus e Tatuapé. As fraudes identificadas atestam que o furto de energia não está somente nas residências e comunidades, mas é comumente encontrado também em estabelecimentos comerciais.
Além de ser crime – com pena prevista em lei de um a oito anos de reclusão -, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição São Paulo realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com ações educativas e serviços para a população. Com isso, consegue envolver a comunidade e gerar conscientização sobre os perigos e riscos das fraudes e furtos de energia. As fraudes e os furtos impactam também no valor das tarifas de energia de todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o setor elétrico, reconhece nas tarifas uma parte das chamadas ‘perdas comerciais’ das distribuidoras.
Maravilhas da privatização com alguns consumidores “onestos” roubando energia. A Light vai a falência a Enel anuncia o que parece um aviso prévio como fez a Light numa crônica da falência anunciada, como interpreto. Nós, consumidores “patos”, pagamos a conta cara dos gatos e das falências, como sempre.