SIEMENS ENERGY CONQUISTA CONTRATO PARA REVITALIZAR LINHA DE TRANSMISSÃO QUE LIGA ITAIPU A SÃO PAULO E PARANÁ

andre-clarkUma semana com uma excelente notícia para a Siemens Energy no Brasil. A empresa foi contratada pela Eletrobrás Furnas para realizar a modernização de toda a infraestrutura da linha de transmissão entre Itaberá e Ivaiporã – que conecta a geração de energia da hidrelétrica de Itaipu aos estados de São Paulo e Paraná. A linha de transmissão tem mais de 30 anos e é considerada uma das mais estratégicas do país. Diante da importância deste contrato, o projeto de revitalização planejado pela Siemens Energy será executado em regime turnkey, com a empresa assumindo o fornecimento de engenharia, equipamentos, instalação e comissionamento. O valor do contrato é superior a R$ 1 bilhão e tem entrega programada para 2026.

Segundo a Siemens Energy, o projeto será baseado no fornecimento de novos bancos série de compensação reativa, equipamentos de suporte operacional utilizados para garantir maior estabilidade ao sistema elétrico, ao mesmo tempo em que aumentam a capacidade de transmissão elétrica e diminuem a possibilidade de quedas de energia ou risco de apagão. Ao todo, serão substituídos nove bancos série, que totalizam 9.945 MVAr de potência reativa, ao longo de mais de 800 quilômetros de linha de transmissão. Os bancos de capacitores serão fabricados pela Siemens Energy no Brasil, onde está localizada a fábrica e o centro de competência da empresa para essa solução.

O uso do sistema existente como ponte é particularmente importante para o avanço da transição energética, especialmente em países como o Brasil, onde o grid atual demanda ampla modernização para atender a expansão das potências suportadas pelas redes e a crescente adição de novas fontes de geração de energia limpa, como a eólica e a solar. Para além da otimização de custos e garantia de disponibilidade de energia para a população durante sua reforma, projetos como esse cumprem também um importante papel ambiental, ao evitar emissões de CO2 decorrentes da construção e instalação de novas infraestruturas de energia”, afirma o Vice-Presidente Sênior da Siemens Energy para a América Latina, André Clark.

O projeto começou há cinco anos, quando foi iniciado o mapeamento e o monitoramento da infraestrutura de rede instalada no Brasil, com o objetivo de identificar ativos a serem recapacitados e modernizados. A Eletrobras Furnas, que já vislumbrava essa revitalização, buscou a parceria da Siemens Energy para apoiar toda a concepção do projeto, incluindo os estudos de viabilidade técnica e comercial para embasar a decisão da Aneel de emitir uma resolução autorizativa para atualização do contrato de concessão. A modernização dessa infraestrutura depende de forte engenharia, planejamento e fornecimento de tecnologia que garanta menos, e mais curtos, desligamentos do sistema, o que envolve ampla mitigação de riscos e atendimento aos requisitos regulatórios.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of