EMPRESA NORUEGUESA FORNECERÁ SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CASCOS PARA OS FPSOS P-80 E P-83
A empresa norueguesa Light Structures assinou dois contratos com o estaleiro chinês Yantai CIMC Raffles Offshore para a entrega de extensos sistemas de monitoramento de estresse de cascos para dois FPSOs da Petrobrás (P-80 e P-83). Com capacidade de produção de 225 mil barris de petróleo por dia, as duas embarcações estão sendo construídas para o campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. As unidades devem produzir o primeiro óleo em 2026 e 2027, respectivamente.
“O tamanho dos FPSOs combinado com os riscos e a complexidade de suas operações offshore exige que os dados de monitoramento estrutural estejam disponíveis para fins operacionais e de segurança 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nossa tecnologia SENSFIB já foi comprovada em FPSOs em todo o mundo e estamos confiantes de que ela fornecerá os níveis de disponibilidade e precisão de dados que a Petrobrás precisa para garantir que seus gêmeos digitais possam olhar para o futuro e otimizar tanto a segurança quanto a eficiência operacional”, disse o Diretor de Vendas da Light Structures, Goetz Vogelmann.
O primeiro sistema de monitoramento está programado para ser entregue ao estaleiro até o final de novembro de 2023, enquanto o segundo está agendado para em abril de 2024. Os dois FPSOs são idênticos em design e execução e contarão com inovações, incluindo tecnologias de gêmeos digitais – que irão fornecer à Petrobrás a possibilidade de simulação e testes remotos que garantirão segurança, confiabilidade e eficiência operacionais. Além disso, os gêmeos digitais serão conectados a dados ao vivo de diversos sensores nos FPSOs, incluindo o sistema de monitoramento de casco SENSFIB, garantindo que quaisquer verificações pré-operação forneçam dados precisos para as equipes de engenharia da Petrobrás.
Deixe seu comentário