JÚLIO LOPES, PRESIDENTE DA FRENTE PARLAMENTAR NUCLEAR, LEVA PROPOSTAS DE CONSTRUÇÃO DE SMRs NO BRASIL PARA A COP-28
Depois de participar de uma semana intensa na França durante a realização da World Nuclear Exhbhition, uma das maiores e mais importantes feiras sobre energia nuclear do mundo, o Deputado Júlio Lopes, que é o Presidente da Frente Parlamentar das Atividades Nucleares, voou direto para Dubai, para participar também de outra atividade internacional, COP-28, que está sendo realizada nos Emirados Árabes Unidos. Lopes também levou a sua proposta de ampliação do uso da energia nuclear, em parceria com o governo francês. Em Dubai, o deputado pelo Rio de Janeiro. Esteve com o Presidente Lula e também o presidente francês, Emanuel Macron, que também foi participar do 28º Encontro do Clima.
O documento sugere a formação de uma parceria com a França visando o desenvolvimento de Small Modular Reactors (SMRs) no Brasil, além de um programa de substituição de importações para os combustíveis nucleares. A proposta apresentada pela Frente Parlamentar quer impulsionar o setor nuclear brasileiro, promover o desenvolvimento científico e tecnológico do país e posicionar o Brasil como um protagonista na indústria nuclear mundial, além de buscar oportunidades para o fornecimento de urânio a países que dependem de importações. A parceria com a França e o programa de substituição de importações para os combustíveis nucleares, segundo Júlio Lopes, podem impulsionar o desenvolvimento do setor nuclear brasileiro e posicionar o país como um importante player internacional. “É uma oportunidade estratégica que merece ser explorada. A energia nuclear é uma solução sustentável para evitar catástrofes ambientais, sendo limpa e não causando aquecimento, ao contrário dos combustíveis fósseis”, afirma.
Ainda na França, Júlio Lopes participou de várias reuniões levado pelo Presidente da Abdan, Celso Cunha, para falar com o Diretor Geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, com o diretor Geral da Agência Internacional de Energia, Faith Birol, e ainda com a espanhola Sama Bilbao Y Leon, Diretora Geral da Associação Nuclear Mundial. Encontros importantes, que resultaram nos convites e nas confirmações dos três em um evento internacional que a ABDAN realiza em abril n Rio de Janeiro, o Summit Nuclear. E ainda em uma visita ao congresso nacional, que Grossi fará, a convite do deputado Júlio Lopes.
Deixe seu comentário